Summer League: três brasileiros jogarão o torneio de verão da NBA
O torneio de Las Vegas começará no dia 7, mas Gui já entrará em quadra pelos Warriors no torneio da California.
Depois de uma temporada com Raul Neto como único representante na maior liga de basquete do mundo, três brasileiros terão a oportunidade de jogar a NBA Summer League, torneio que serve de vitrine para os jovens que querem buscar as últimas vagas para a próxima temporada.
Para saber mais informações sobre a NBA o NBB e o basquete nacional e internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Os torneios de verão da NBA de Salt Lake City e da California começarão nesse dia 3 de julho, mas apenas um dos brasileiros entrará em quadra no primeiro dia. Gui Santos atuará pelo Golden State Warriors, que estreia contra o Sacramento Kings às 11h da noite, horário de Brasília.
Já Yago dos Santos e Márcio estrearão apenas na Las Vegas Summer League, que começa no dia 7. Yago vestirá a camisa do Chicago Bulls e fará sua primeira partida contra o Toronto Raptors, a partir das 7:30h da noite. Já Márcio Henrique defenderá o Atlanta Hawks e também terá seu primeiro confronto contra o Sacramento Kings, a partir das 11:30h da noite.
Traremos aqui notícias e cobertura sobre todos os jogos dos brasileiros nessa NBA Summer League.
Gui Santos
O primeiro, e com maiores expectativas para a temporada que se aproxima dentre os três. Escolha número 55 do Draft de 2022, do Golden State Warriors, o ala de 21 anos passou toda a temporada na afiliada da franquia na G-League, o Santa Cruz Warriors, e deve ter uma posição mais importante na equipe durante o torneio para lutar por uma da quatro vagas ainda abertas no elenco (sem contar as duas escolhas do Draft de 2023), ou um contrato Two-Way.
Gui teve uma boa temporada no torneio de desenvolvimento no seu primeiro ano fora do Brasil. Foram 26 jogos, dos 32 que a equipe disputou, com oito titularidades e médias de 12,7 pontos, 6 rebotes e 2,2 assistências com 26 minutos em quadra. A tendência é que Gui continue com os Warriors, seja na NBA ou na G-League. Se for o caso de permanecer na afiliada, deverá ser titular mais vezes, com uma função de maior importância.
Yago dos Santos
O mais velho dos três, Yago tem 24 anos e um currículo já extenso para apresentar. Campeão da NBB duas vezes, pelo Paulistano na temporada 17/18, e pelo Flamengo na temporada 20/21, dessa vez com o prêmio de MVP das finais. Pelo Flamengo, também conquistou a Basketball Champions League das Americas em 2021 e uma Copa Super 8 do mesmo ano.
No final da temporada passada o armador ainda assinou um contrato com o clube alemão Ratiopharm Ulm, e ao lado de um brasileiro com passagem na NBA, Bruno Caboclo, deu a primeira conquista do campeonato alemão para o time, com outro prêmio de MVP das finais. Em 45 jogos da sua primeira temporada internacional, Yago teve médias de 14,3 pontos, 3,3 rebotes e 5,8 assistências.
Com uma bagagem maior que a maioria dos jogadores da Summer League, Yago também deve ter uma função de destaque em seus jogos e poderá mostrar seu jogo para buscar uma vaga em alguma equipe da NBA que ainda não tenha completado seu elenco.
Márcio Henrique
O último jogador da lista ainda não teve nenhuma experiência fora do Brasil, mas já alcançou alguns feitos que não o deixam pra trás. Pivô do Sesi Franca, o jogador de 20 anos já acumula uma Copa Super 8, de 2019, duas NBB, de 2022 e 2023, e uma Basketball Champions League das Americas de 2023.
Apesar de não ser titular, Márcio foi um dos principais jogadores da rotação de pivôs da equipe e acumulou médias na última temporada de 8 pontos, 4,1 rebotes e 0,7 tocos em 18 minutos em quadra. Se não conseguir uma vaga numa equipe, seja na NBA ou na G-League, Márcio ainda tem contrato com o Sesi Franca por um ano, e deve voltar para ajudar a equipe na busca do seu terceiro troféu seguido do NBB.