Bélgica: Batshuayi segue dando conta do recado na ausência de Lukaku
Atacante é substituto de Lukaku e mantém rendimento em alto nível do setor ofensivo
Michy Batshuayi foi o nome definido por Roberto Martínez, técnico da Bélgica, para ser o substituto de um lesionado Lukaku desde o início da temporada e tem correspondido à altura da responsabilidade. Ele pode não ter a mesma técnica, mas tem sido uma peça muito importante.
Batshuayi não aparece na primeira prateleira dos melhores atacantes do mundo, é bem verdade. Sua última passagem por um clube grande no futebol europeu foi no Chelsea, onde não correspondeu e foi negociado com o Fenerbahçe na última janela. Mas na Bélgica, Michy é muito bem valorizado, a ponto de ser a primeira opção na ausência de Lukaku.
Na estreia da Bélgica na Copa do Mundo, quando a seleção estava sendo dominada pelo Canadá e sem muitas chances no ataque, Batshuayi precisou de apenas uma chance para colocar a bola na rede e marcar o único gol da partida para dar a vitória aos Diabos Vermelhos.
Mas não somente pelo gol na estreia da Copa que Batshuayi tem se colocado como um bom substituto. O atacante do Fenerbahçe tem 'aproveitado' que Lukaku tem convivido com lesões desde o início da temporada para mostrar serviço com a seleção belga. Michy foi titular nos últimos sete jogos da Bélgica, marcou três gols e deu três assistências. Já com seu clube, o atacante tem números dignos de Lukaku: são 13 partidas e oito gols marcados entre Campeonato Turco e Europa League.
Com características diferentes, Batshuayi foi motivo de um questionamento para Kevin De Bruyne em coletiva de imprensa. O meio-campista belga falou sobre a diferença de jogar com Lukaku e de jogar com o atacante do Fenerbahçe.
- Às vezes é mais fácil entender o que Romelu vai fazer. Michy (Batsuyayi) improvisa mais. Às vezes dá certo e às vezes não, mas Batshuayi sempre sabe o que tem que fazer no final - disse De Bruyne.
Em trabalho forte para se recuperar a tempo de disputar a fase de grupos da Copa do Mundo, Lukaku tem treinado individualmente todos os dias para estar apto. Mas apesar da vontade do atacante de entrar em campo, Roberto Martínez, técnico da Bélgica, afirmou que Batshuayi será o titular contra o Marrocos.
- Será uma decisão médica. Teremos que avaliar se ele poderá jogar ou não. Quando ele estiver pronto, ele joga. Veremos os próximos dois treinos. De qualquer forma, é mais um passo à frente. Mas contamos com Michy como nosso atacante. Eu não julgo os jogadores pelo que eles não podem fazer, eu olho para o que eles podem fazer. A produção de gols de Batshuayi pela seleção é muito impressionante - avaliou Martínez.
E com Batshuayi titular, a Bélgica entrará em campo para enfrentar a seleção de Marrocos neste domingo, às 10h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo do Qatar. Em caso de resultado positivo, a seleção belga pode deixar a classificação praticamente garantida para a fase de mata-mata.