Botafogo Samba Clube vence Fla Manguaça e vai desfilar na Sapucaí em 2025
Apuração da Série Prata teve disputa acirrada. Enredo tem assinatura de Marcelo Adnet
Pela primeira vez na história, uma escola de samba ligada ao futebol vai desfilar na Marquês de Sapucaí. A Botafogo Samba Clube venceu a disputa na apuração da terça-feira (20) e classificou-se para disputar a Série Ouro em 2025.
Ligada ao Botafogo, a escola foi a quarta a entrar na Avenida Intendente Magalhães, em Campinho, onde desfilam as agremiações da Série Prata do Carnaval carioca, equivalente à terceira divisão.
A escola alvinegra escolheu o enredo Taina-Kan: A Estrela Solitária", de autoria de Ricardo Hessez, Allan Barbosa e do humorista Marcelo Adnet. O objetivo era contar a história de amor e rejeição entre uma indígena e uma estrela solitária - unindo Carnaval e o símbolo da equipe.
A história da Botafogo Samba Clube é relativamente recente. Nasceu em 2018, mas fundiu-se com a tradicional Tupy de Brás de Pina, que desfilava desde 1956.
A Fla Manguaça, escola ligada ao Flamengo, também se apresentou na Intendente, mas ficou em segundo lugar, com diferença mínima na pontuação. Pelo regulamento, apenas a campeã daquela noite sobe. Na outra noite, a Tradição (escola que homenageou Silvio Santos em 2001) venceu a disputa e voltará à Sapucaí.
Outras divisões
Um pouco mais cedo, aconteceu a apuração da Série Bronze e a Guerreiros Tricolores, escola ligada ao Fluminense, foi rebaixada para o Grupo de Avaliação (quita divisão).
Já duas escolas que tem associação com a Flamengo terminaram em posições intermediárias: Raça Rubro-Negra e Imperadores Rubro-Negros seguem na quarta divisão em 2025.
No Grupo de Avaliação, a estreante América Samba e Paixão ficou em 10º lugar, sem conseguir o acesso.