Botafogo-SP é o time que mais cresceu nas redes sociais em 2022
Segundo pesquisa feita pela Ibope Repucom, o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), é o clube de futebol que mais cresceu nas redes sociais em 2022. O clube intitulado "o mais querido do interior' e 'orgulho de Ribeirão' cresceu 62% no ano passado de acordo com os dados da pesquisa.
Ver essa foto no Instagram
No total, somando as redes Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok, o Tricolor saltou de 324.148 para mais de 500 mil seguidores, desbancando em percentuais de crescimento, grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo (17%), Corinthians (17%) e Palmeiras (14%). No total, o Botafogo foi o 22º clube que mais teve inscritos em suas redes sociais em 2022.
"Ao longo do ano, desenvolvemos centenas de iniciativas de comunicação sob três pilares que foram essenciais para o engajamento do clube nas redes: estratégia, produção e mídia", explica Fernando Cury, sócio-diretor da Atitude Esportiva, agência de comunicação e publicidade do clube.
Uma das ações de maior engajamento é o projeto "Hall da Fama", que traz o perfil de atletas que fizeram história no tricolor como Sócrates, Raí, Aguilera, Manoelão, Pequitote entre outros.
O trabalho realizado no TikTok foi o maior diferencial dos resultados em 2022 na conquista de novos seguidores. Na rede social, o clube soma quase 190 mil seguidores e já se aproxima dos 20 maiores do Brasil, contando apenas essa rede.
Ao todo, os 50 clubes monitorados contabilizaram 31,3 milhões de novas inscrições em suas redes sociais em 2022, maior resultado de toda a série histórica. O levantamento é divulgado mensalmente pelo Ibope Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.