Análise: ataque letal e defesa ajudaram o Botafogo a chegar a sequência de três vitórias seguidas
Mesmo com desfalques, o Alvinegro venceu e agora a é o líder do Brasileirão
Em um jogo de detalhes, o Botafogo bateu o Vitória por 1 a 0, no Barradão. A partida foi amarrada, com ambas as equipes tendo poucas chances reais de gols, no começo o Alvinegro foi melhor no geral, controlou as ações da partida, enquanto o Rubro-Negro teve algumas chegadas, mas só foi assustar realmente a meta de John no final da partida. Não foi uma grande atuação, mas a equipe venceu tendo uma boa atuação coletiva. Além ter sido muito paciente durante o decorrer do jogo
No primeiro tempo, o time da Estrela Solitária foi melhor, controlou as ações do jogo e criou mais oportunidades de gols, e sofreu pouco com raras chegadas do Leão da Barra. Enquanto na segunda etapa, o Glorioso começou melhor, tendo tido um pênalti que acabou sendo desperdiçado por Eduardo, mas logo depois a equipe saiu na frente em um gol chorado e brigado. Tchê Tchê interceptou um lançamento errado da defesa do Vitória, conduziu e bateu. No rebote, Savarino dominou, bateu, a bola desviou em Wagner Leonardo e foi para o fundo do gol.
Após isso, o Leão da Barra se lançou ao campo de ataque, rondando a área Alvinegra através de cruzamentos e jogadas de bola parada, mas pararam na boa partida do goleiro John que fez defesas importantes e no sistema defensivo do Botafogo. Mesmo com os 12 minutos de acréscimos, o Alvinegro soube suportar a pressão e não sofrer muito.
Abaixo a análise de dois fatores que contribuíram para a vitória Alvinegro.
Ataque Letal
Durante a partida, o Botafogo chegou mais vezes ao ataque, chegou a ter um pênalti que foi desperdiçado por Eduardo, mas no entanto, não levou muito perigo à meta do goleiro Lucas Arcanjo. Em todo o jogo, o Alvinegro só acertou o alvo em quatro oportunidades, de um total de 15 finalizações.
Nas poucas vezes que acertou a meta levou perigo. Só na segunda etapa, o Alvinegro só acertou duas finalizações no alvo, a finalização de Tchê Tchê e o gol de Savarino. Isso mostra como a equipe tem sido eficiente na frente do gol.
Atuação defensiva e o poder coletivo
No triunfo da noite da última quinta-feira, após abrir o placar, o Alvinegro recuou e chamou o Rubro-Negro para o seu campo. A equipe baiana chegou a área a partir de cruzamentos, mas diferentemente dos últimos jogos, o Alvinegro teve uma boa atuação defensiva e não permitiu que o Leão da Barra criasse muitas oportunidades perigosas.
John fez duas boas defesas em cabeçadas e Damián Suárez bloqueou um chute de Jean Mota que entraria, mas tirando essas três oportunidades o Vitória não assustou tanto a meta Alvinegra.
Não foi só a defesa que foi bem, mas na noite da última quinta-feira o Glorioso teve uma boa atuação coletiva. Os atacantes e os meias marcaram bem e os jogadores mais avançados brigaram por todas as bolas no campo de ataque, foram solidários e sofreram faltas que ajudaram a acalmar o jogo na reta final.
Dois jogadores tiveram atuações de destaques no triunfo Alvinegro, tratam-se de Gregore e Savarino. O volante dominou o meio campo, de acordo com o site "Sofascore" ele fez oito desarmes, ganhou 10 dos 17 duelos chão que teve e cinco dos sete duelos aéreos que disputou. Além disso, também acertou 50 dos 55 passes que tentou durante o jogo, tendo um aproveitamento de 91%, fora ainda que ele participou bem do ataque e sofreu o pênalti. Já o venezuelano participou bem no jogo e brigou por tudo no campo de ataque.
Com o resultado, o Botafogo embalou sua terceira vitória seguida e seu quinto jogo de invencibilidade. Agora a equipe lidera o Brasileirão com 33 pontos, estando na frente do Palmeiras, seu adversário no próximo jogo, nos critérios de desempate.
Na próxima rodada, o Alvinegro fará um jogo "prévio" contra o Alviverde, na próxima quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, às 21h30. No mês que vem as duas equipes vão se enfrentar em duelo pelas as oitavas de final da Libertadores