Análise: Em prévia do duelo da final da Libertadores, Botafogo perde para o Atlético-MG no jogo mental
Botafogo mostra mental fraco, deixa escapar os três pontos e vê o Palmeiras se aproximar, tornando a partida do dia 26 uma possível final do Brasileirão
O Botafogo visitou o Atlético Mineiro na noite da última quarta-feira (20), em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na Arena Independência, as duas equipes fizeram uma prévia e esquentaram o clima para a final da Libertadores, que será disputada no dia 30 de novembro. O Glorioso teve 60 minutos com um jogador a mais em campo com a expulsão do lateral-esquerdo Rubens ainda no primeiro tempo, mas não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e viu o Palmeiras se aproximar na tabela, a distância caiu para apenas dois pontos.
O Galo soube lidar com a expulsão e adotou a estratégia de dar a bola para o Alvinegro carioca e apenas se defender, assim como fez o Cuiabá na rodada anterior. Além de ter se dado melhor e conseguido conquistar um ponto importante no cenário em questão, o time de mineiro também levou a melhor num quesito bastante importante: o lado emocional. Os jogadores do Glorioso demonstravam estar caindo na provocação atleticana, principalmente do Deyverson, que a todo momento provocava o zagueiro Alexander Barboza. Após o jogo, com toda confusão que aconteceu, o prejuízo maior foi do Botafogo, que perdeu Luiz Henrique e Barboza para o jogo contra o Vitória, o ponta foi expulso por arremessar uma garrafa no meio da briga pós partida, já o zagueiro foi expulso por dar uma cabeçada em Igor Rabello.
Furar retrancas tem sido uma pedra do sapato do Botafogo, que viu os três pontos escaparem duas vezes seguidas e o rival Alviverde continuar vivo na briga pelo título do Brasileirão. Os dois times vão se enfrentar no dia 26 de novembro, no Allianz Parque, duelo que antecede a final da Libertadores, sendo assim, os dois jogos mais importantes do clube carioca nessa reta final de temporada. Dependendo apenas de si mesmo para ser campeão em 2024, melhorar o lado mental para estes últimos compromissos será muito importante.