Após classificação contra o São Paulo, o Botafogo enfrentará o Peñarol na semifinal da Libertadores
Foi definido o confronto da semifinal: Botafogo irá enfrentar o Peñarol por vaga inédita na final da Libertadores da América
O Botafogo após empate em 1 a 1 no tempo normal superou o São Paulo na disputa de pênaltis pelo placar de 5 a 4. Sendo assim, o Alvinegro volta a disputar uma semifinal de Libertadores depois de 51 anos, a última vez havia sido em 1973, na ocasião, o formato era diferente do atual e o Glorioso enfrentou o Colo Colo e o Cerro Porteño em um grupo e ficou em último, sendo eliminado.
No formato atual da competição, a melhor campanha do Botafogo havia sido em 2017. Naquele ano, o time carioca chegou até as quartas de final e foi eliminado para o Grêmio, que se consagrou campeão ao final da competição.
Com essa classificação histórica, o time carioca conheceu na última quinta (26) o seu adversário na semifinal, que será o Peñarol, do Uruguai. A equipe uruguaia eliminou o também carioca Flamengo, vencendo o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0 e empatando o jogo de volta por 0 a 0 no Estádio Campeón del Siglo.
Datas e mando de campo da semifinal
As datas da semifinal ainda não foram definidas, mas estão previstas para a semana do dia 22 de outubro os jogos de ida e os jogos de volta na semana do dia 30. Com relação ao mando de campo, ambas as equipes se classificaram em segundo lugar nos seus respectivos grupos, mas o time brasileiro somou 10 pontos enquanto a equipe uruguaia somou 12, sendo assim, como fez uma campanha melhor, o Peñarol terá a vantagem de decidir em casa.
Estão definidos os quatro semifinalistas e melhores times da América, de um lado da chave, Botafogo e Peñarol, do outro lado, Atlético MG e River Plate. Agora resta saber quais serão as duas equipes que irão disputar a grande final na Argentina no dia 30 de novembro.