Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Após título inédito da Libertadores, Botafogo pode enfrentar o Real Madrid em dezembro

Campeonato Intercontinental tem final marcada para 18 de dezembro, no Catar

30 nov 2024 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários
Luiz Henrique celebra gol que abriu o placar na final da Libertadores
Luiz Henrique celebra gol que abriu o placar na final da Libertadores
Foto: Reuters/Matias Baglietto

A vitória sobre o Atlético-MG na tarde deste sábado, 30, rendeu ao Botafogo mais do que o título da Copa Libertadores da América. Com a conquista da competição, o Glorioso garantiu vagas na estreia do Super Mundial de Clubes do próximo ano e no Intercontinental da FIFA, já em dezembro.

O nome e a atenção dada podem até ser diferentes, mas o torneio do fim deste ano é uma espécie de substituto do último formato de Mundial no calendário. O regulamento reúne o atual campeão da cada continente em disputas eliminatórias em jogos únicos. 

Diferentemente do formato utilizado até o ano passado, agora o campeão da Libertadores terá que disputar uma fase antes da semifinal. Com isso, na chamada Terceira Fase, o Botafogo medirá forças contra o Pachuca, do México, no dia 11 de dezembro, no Estádio 974, no Catar. 

Se vencer, o time de Artur Jorge enfrentará o Al Ahly, do Egito, na semifinal, no dia 14 do próximo mês. Em outra mudança em comparação ao antigo Mundial de Clubes, o campeão europeu entra direto na final. Ou seja, caso vença os dois desafios, o alvinegro disputará o troféu contra o Real Madrid, no dia 18 de dezembro, em Lusail.

Até aqui, o torneio já teve dois jogos realizados. Ainda em 22 de setembro, o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 6 a 2 e avançou de fase. Na etapa seguinte, porém, a equipe foi derrotada por 3 a 0 pelo Al Ahly, que, como mencionado, pode ser o adversário do Botafogo na semifinal.

Super Mundial de 2025

Embora o Intercontinental esteja ‘substituindo’ o antigo Mundial de Clubes no calendário, o ‘Super Mundial’ deve ser o substituto no quesito importância. Com disputa prevista entre 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos, o torneio reunirá os últimos campeões e os melhores ranqueados em cada continente.

O título deste sábado garantiu a participação da equipe de General Severiano na competição. O Brasil também terá Palmeiras, Flamengo e Fluminense como representantes. River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina, ficaram com as duas vagas via ranking do continente. 

Mas, se quiser ser campeão, o Botafogo terá que enfrentar as ‘pedreiras’ europeias. Os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões e os oito melhores ranqueados da UEFA estarão nos Estados Unidos: Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Internazionale de Milão (Itália), Porto (Portugal), Benfica (Portugal), Borussia Dortmund (Alemanha), Juventus (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), FC Salzburg (Áustria).

O formato também será diferente do tradicional jogo eliminatório dos mundiais. Assim como no último formato da Copa do Mundo, as 32 equipes estarão divididas em oito grupos, com os dois melhores de cada avançando para o mata-mata. A partir das oitavas, inicia-se o mata-mata em jogo único até a definição do campeão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade