Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Botafogo mostra evolução, mas perde para a Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Atual campeão ainda sente falta de jogadores que partiram e começa torneio com tropeço

3 abr 2025 - 00h20
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Nem a pompa de atual campeão da Copa Libertadores da América ajudou o Botafogo na sua estreia na edição de 2025, quando perdeu por 1 a 0, nesta quarta-feira, para a Universidade do Chile, no Estádio Nacional, em Santiago no Chile. O gol da vitória foi marcado por Lucas di Yorio, aos 14 minutos do segundo tempo.

Com isso, o campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A, no qual o time chileno soma três pontos ao lado do Estudiantes, que na terça-feira, fora de casa, venceu por 2 a 0 o Carabobo.

Este foi o oitavo jogo sem vitória do alvinegro carioca, porém, o time mostrou evolução. Depois de perder tempo nos três primeiros meses do ano, quando ficou sem técnico, após a ida de Artur Jorge para o Al-Rayyan, do Catar, o Botafogo voltou a ser competitivo sob o comando do também português Renato Paiva, em seu segundo jogo oficial. Ele participa bastante à beira do campo, onde gesticula e orienta seus jogadores por todo tempo.

Mas o time alvinegro ainda sente falta de jogadores mais talentosos, como o meia Almada e o atacante Luiz Henrique, ou então, de atacantes decisivos como Tiquinho Soares e Júnior Santos. Os quatro deixaram o clube no final da temporada, enfraquecendo o Botafogo que perdeu dois títulos: a Supercopa Rei para o Flamengo e a Recopa Sul-Americana para o Racing.

Bem organizado em campo, com a marcação ajustada, o Botafogo passou a buscar seu gol e teve duas chances. A primeira, aos 27 minutos, quando Igor Jesus recebeu a bola sozinho no lado direito da área. Mesmo sem ângulo, ele bateu forte e o goleiro Castellón se agachou e rebateu com os joelhos.

A outra oportunidade começou do lado esquerdo com Alex Telles, que cruzou do outro lado. Santiago Rodríguez chutou e Castellón deu um tapa na bola para o outro lado. Matheus Martins ainda pegou o rebote, mas chutou fraco e permitiu o encaixe do goleiro.

Com 65% de posse de bola do time brasileiro, a Universidad quase não criou durante todo primeiro tempo. Assustou apenas num chute de Altamirano, aos 12 minutos, que saiu do lado da trave esquerda de Jhon.

Mas o time chileno voltou com duas mudanças após o intervalo, com as entradas do volante Poblete e do atacante Nicolás Guerra, respectivamente, nos lugares de Altamirano e Leandro Fernández. O técnico Gustavo Álvarez tirou seu time de trás e passou a pressionar a saída de bola brasileira.

A estratégia deu certo porque numa reposição de bola do Botafogo, a Universidad marcou seu gol. Sepúlveda acionou Guerra na frente da área, onde ele fez um giro e o passe para Di Yorio, que bateu firme na saída de Jhon, aos 14 minutos.

Em seguida, Renato Paiva já colocou dois atacantes em campo, com as entradas de Artur e Elias Manoel nas vagas de Matheus Martins e Patrick de Paula, respectivamente. Mas o Botafogo não mais reagiu.

O time chileno cresceu em campo apoiado por sua torcida, dominou as ações em campo e optou por segurar a vantagem ao marcar o segundo gol. Nos acréscimos, o Botafogo ainda perdeu Igor Jesus expulso por uma falta violenta.

Na segunda rodada, dia 8, o Botafogo vai receber no Engenhão o Carabobo, enquanto a Universidad vai sair diante do Estudiantes. Antes disso, no final de semana, o time carioca atuará pela segunda rodada do Brasileirão diante do Juventude, no sábado, atrás da sua primeira vitória após ter empatado sem gols com o Palmeiras no Allianz Arena.

UNIVERSIDAD DO CHILE 1 X 0 BOTAFOGO

  • UNIVERSIDAD DO CHILE - Gabriel Castellón; Nicolás Ramírez, Calderón e Zaldivia; Hormazábal, Marcelo Díaz (Montes), Aranguíz, Altamirano (Poblete) e Sepúlveda (José Castro); Lucas Di Yorio (Contreras) e Leandro Fernández (Nicolás Guerra). Técnico: Gustavo Alvarez.
  • BOTAFOGO - John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Patrick de Paula (Elias Manoel); Matheus Martins (Artur), Igor Jesus e Santiago Rodríguez (Jeffinho). Técnico: Renato Paiva.
  • GOL - Lucas di Yorio, aos 14 minutos do segundo tempo.
  • CARTÕES AMARELOS - Leandro Fernández, Nicolás Guerra, Sepúlveda e Aránguiz (Universidad); Patrick de Paula, Jeffinho e Gregore (Botafogo).
  • CARTÃO VERNELHO - Igor Jesus (Botafogo).
  • ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).
  • RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
  • LOCAL - Estádio Nacional, em Santiago (CHI).
Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade