Botafogo pode ser campeão brasileiro com aproveitamento da equipe sob o comando de Bruno Lage? Saiba!
Treinador está à frente do Glorioso desde julho
Mesmo na liderança do Campeonato Brasileiro, o Botafogo lida com um momento conturbado após o empate em 1 a 1 com o Goiás. A decisão do técnico Bruno Lage por preterir Tiquinho Soares e lançar Diego Costa como titular não foi bem digerida desde o elenco até a cúpula alvinegra. Além disso, o Glorioso amargou seu quarto jogo em jejum no Campeonato Brasileiro.
O gol marcado por Tiquinho Soares evitou a derrota alvinegra no Nilton Santos. Porém, a torcida não poupou críticas para Lage e manteve a dúvida se o Glorioso tem condições de ser campeão com o rendimento que a equipe tem atualmente.
Em dez jogos no Brasileirão sob o comando de Bruno Lage, o Botafogo obteve três vitórias, somou quatro empates e sofreu três derrotas. Foram 13 pontos conquistados em dez partidas, um aproveitamento de 43,33%. O atual líder do Brasileirão tem 52 pontos. Somando 13 pontos nos próximos dez jogos, a equipe chegaria a 65 pontos .
O CENÁRIO PARA AS TRÊS RODADAS FINAIS
Historicamente, a pontuação média necessária para uma equipe ser campeã é de 77,8 pontos. Analisando o Campeonato Brasileiro desde o inicio dos pontos corridos, para se ter 99% de chances de ser campeão, é necessário pelo menos 74 pontos, o que faz uma média de uma vitória e um empate a cada dois jogos.
Na reta final, o Alvinegro encara o Coritiba fora de casa. Depois, recebe o Cruzeiro e, no fim, joga no Sul contra o Internacional. Com isso, caso chegue aos 65 pontos, será crucial que o Botafogo vença as suas últimas três partidas no Brasileirão para não depender de mais nenhum time.
OUTROS EXEMPLOS PARA O BOTAFOGO ACREDITAR
Os pontos corridos do Campeonato Brasileiro trazem algumas histórias de clubes que contrariam a matemática. Nem sempre a meta de pontos precisou ser tão alta para uma equipe dar a volta olímpica.
Em 2009, o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro somando 67 pontos. Tanto em 2010 quanto em 2011 e 2021, Fluminense, Corinthians e Flamengo conquistaram seus respectivos títulos somando 71 pontos.
Caso o Glorioso repita o desempenho que obteve nos seus três primeiros jogos com Bruno Lage no Brasileirão, saltará de 65 para 72 pontos. Os mesmos 72 que levaram o Corinthians ao título em 2017.