Brasil conquista duas pratas e três bronzes no Pan Sub-20
Oito atletas representaram o Brasil neste sábado (13) no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de wrestling, todos eles no estilo livre masculino. E o aproveitamento foi bastante positivo, com cinco medalhas conquistadas, sendo duas de prata e três de bronze. Paulo André Gonçalves, da categoria 74kg, e Benjamin Zuckerman, da 61kg, alcançaram o segundo lugar mais alto do pódio. Já Caio Duarte Aron (57kg), Leandro Araújo (79kg) e Kyle Oliveira (97kg) ficaram na terceira posição.
Vice-campeões
Dois lutadores brasileiros chegaram nas finais de suas respectivas categorias no Pan-Americano Sub-20 de wrestling. Nas quartas de final, Paulo André Gonçalves venceu por touche o peruano Alexander Gomez. Em seguida, ele retornou ao tapete e venceu na semifinal o mexicano Roberto Armenta, por 10 a 0. Com a vaga na decisão, o brasileiro garantiu vaga no Mundial Sub-20 em Pontevedra, na Espanha. Na briga pelo título, o atleta do Brasil sofreu revés para o estadunidense Ladarion Lockett, por 10 a 0.
O outro brasileiro prateado no Pan-Americano Sub-20 de wrestling foi Benjamin Zuckerman. Na fase entre os oito melhores, ele superou por 14 a 4 o equatoriano Angelo Cabrera. Na combate pela semifinal, o lutador do Brasil levou a melhor diante do peruano Blayne Helou, por 12 a 2. Por fim, na disputa pelo ouro, Benjamin foi derrotado pelo estadunidense William Dekrekar, por 10 a 0.
Medalhistas de bronze
Além das duas pratas, o Brasil ganhou mais três bronzes no Pan-Americano Sub-20 de wrestling. Nas quartas de final, Caio Aron perdeu por 8 a 1 do porto-riquenho Ethan Rivera. Com o revés, ele precisava torcer para seu algoz ser um dos finalistas para voltar na repescagem e ter condições de brigar pelo terceiro lugar. E foi isso que acabou acontecendo. O brasileiro aproveitou a segunda chance e ganhou sua medalha ao fazer 16 a 4 diante do peruano Rafael Díaz.
A trajetória de Leandro Araújo foi similar, com derrota nas quartas de final para o estadunidense Zackary Ryder, por 8 a 0. O resultado negativo forçou que o brasileiro torcesse para que seu carrasco chegasse na final para retornar a ter chances de medalha pela repescagem. E ele foi premiado com essa oportunidade e não desperdiçou, já que superou o peruano Dário Castillo, por 10 a 0, no combate decisivo para conquistar o bronze.
O terceiro bronze teve uma história diferente dos dois anteriores. Kyle Oliveira bateu o jamaicano Richard Alexander na estreia, por 11 a 1. Na segunda luta, o brasileiro derrotou o argentino Gabriel Garibaldi: 16 a 6. No último desafio pelo Grupo A do Pan-Americano Sub-20 de wrestling, ele ganhou do peruano Mikel Galvez por touche. Na semifinal, Kyle foi derrotado pelo canadense Tejvir Dhinsa, por 10 a 0. O combate pelo bronze foi um reencontro com Garibaldi e, mais uma vez, deu Brasil, agora, por touche.
Três fora do pódio
Três lutadores brasileiros não conquistaram medalha no Pan-Americano Sub-20 de wrestling. Wenzo Nogueira (65kg) e Marciel Martinez (86kg) ficaram na quinta colocação. Já Wesley Barros (125kg) terminou na sexta posição. O primeiro deles caiu por touche contra o estadunidense Bowen Basse nas quartas de final. Na repescagem, ele perdeu para o porto-riquenho Rafael Morales, por 12 a 2, e se despediu da competição.
TWITTER,
Marciel foi superado pelo canadense Roni Bal, por 11 a 4, e também não foi longe no Pan-Americano Sub-20 de wrestling. Para concluir a participação de brasileiros na competição, Wesley perdeu na estreia por 11 a 0. A jornada dele acabou quando teve pela frente o mexicano Nicholas Rabago e perdeu para ele por 11 a 0.