Brasil no topo! Rafaela Silva vira número um do mundo após ouro em Antalya
Outros seis judocas brasileiros ficam no top-10 das suas respectivas categorias no ranking mundial atualizado
A judoca Rafaela Silva se tornou a número um do mundo na categoria até 57kg após conquistar o ouro no Grand Slam de Antalya, disputado na Turquia, na última sexta-feira. A Federação Internacional de Judô (IJF) divulgou o ranking mundial atualizado neste domingo.
Com a vitória na Turquia, Rafaela foi a 5.833 pontos e subiu duas posições no ranking da sua categoria. Atrás da brasileira, duas canadenses completam o top-3: Christa Deguchi na segunda posição, e Jessica Klimkait, antiga número um, em terceiro.
Com uma carreira vitoriosa, incluindo dois ouros mundiais (2013 e 2022) e um olímpico (Rio-2016), Rafaela Silva volta a assumir de vez o protagonismo no judô mundial. Em 2019, no Pan-Americano de Lima, no Peru, a atleta foi submetida a um exame antidoping que constatou a presença da substância fenoterol. A brasileira foi suspensa e precisou ficar fora dos tatames durante pouco mais de dois anos.
OUTROS BRASILEIROS SE DESTACAM
Rafaela Silva não foi a única brasileira a alcançar posição de destaque no ranking atualizado da IJF. Seis judocas do Brasil estão no top-10 das suas respectivas categorias: Mayra Aguiar, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Guilherme Schimidt Beatriz Souza e Rafael Silva. Também bicampeã mundial, Mayra Aguiar agora é a número dois do mundo na categoria até 78kg, atrás apenas da italiana Alice Bellandi.