Brasil é freguês da Holanda em Copas do Mundo
Possibilidade de enfrentar a seleção europeia expõe retrospecto desfavorável da equipe
Muita gente que acredita na vitória do Brasil sobre a Croácia nessa sexta (9) torce para que a Holanda elimine a Argentina horas depois, no segundo jogo das quartas de final do Mundial do Catar. Talvez, pelo retrospecto da Seleção brasileira na competição, o mais interessante seria enfrentar o rival sul-americano na fase semifinal.
Isso porque o Brasil é freguês da Holanda em Copas do Mundo – perdeu três dos cinco jogos já disputados. Venceu apenas um e empatou o outro. No último encontro, que foi em 2014, a Seleção então dirigida por Luiz Felipe Scolari deu vexame. Foi batida por 3 a 0, na luta pelo terceiro lugar do Mundial realizado no Brasil.
Antes, em 2010, a Holanda eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa da África do Sul com uma vitória por 2 a 1, num jogo em que virou o placar. O outro revés se deu em 1974, quando os holandeses eram apelidados de “Laranja Mecânica”. Naquela oportunidade, na Copa da Alemanha, os europeus ganharam por 2 a 0.
O empate (1 a 1) se deu em 1998, com gostinho de vitória para o Brasil, que superou o adversário nos pênaltis (4 a 2), pela semifinal, e se garantiu para a decisão contra a anfitriã França.
Já o único resultado positivo para os canarinhos ocorreu quatro anos antes, na campanha de 1994, nos EUA, num jogo emocionante, com vitória por 3 a 2. Bebeto e Romário abriram 2 a 0. A Holanda empatou e Branco, de falta, já no finalzinho, garantiu a passagem da Seleção para a fase semifinal.
Já contra a Argentina, em Mundiais, foram quatro confrontos até o momento, com duas vitórias do Brasil, uma da Argentina e um empate.