Brasil pode ficar no grupo da morte ou em outro bem fácil
Imagine um eventual grupo do Brasil no Mundial da Rússia com a companhia das seguintes seleções: Inglaterra (ou Espanha), Suécia e Sérvia (ou Nigéria). Se isso é possível, por outro lado há possibilidades muito mais suaves para a Seleção. Como, por exemplo, ter como adversários na primeira fase Tunísia, Peru e Panamá.
Somente após o sorteio dos grupos em 1º de dezembro, em Moscou, é que haverá uma resposta. Este evento está cercado de muita expectativa. Como tem acontecido nas últimas edições da Copa, há sempre uma chave mais complicada, pela força e tradição das seleções, conhecida historicamente como grupo da morte.
As bolinhas com os nomes das equipes estarão em quatro potes, com oito seleções em cada um deles. O critério de divisão foi estabelecido pelo ranking da Fifa.
O Mundial de 2018 terá oito grupos na fase inicial, cada qual com quatro seleções – uma sorteada de cada pote. Veja como está essa distribuição:
POTE 1
Rússia
Alemanha
Brasil
Portugal
Argentina
Bélgica
Polônia
França
POTE 2
Espanha
Suíça
Inglaterra
Colômbia
México
Uruguai
Croácia
Peru
POTE 3
Costa Rica
Suécia
Tunísia
Egito
Senegal
Irã
Dinamarca
Islândia
POTE 4
Sérvia
Nigéria
Japão
Marrocos
Panamá
Coreia do Sul
Arábia Saudita
Austrália
O site Ultrazone criou um simulador do sorteio da Copa do Mundo de 2018 no qual você pode ver as possibilidades de formação de grupos da competição. Confira aqui!