Brasil vence o Chile e assume a quarta posição das Eliminatórias
Atacantes do Botafogo, Igor Jesus e Luiz Henrique marcaram na vitória brasileira
Pela 9ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira visitou o Chile, nesta quinta-feira (10), no Estádio Nacional de Santiago. Pressionado, o Brasil precisava vencer para não ficar em situação ainda mais complicada. Apesar de não ter feito uma boa atuação, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1 com gols dos botafoguenses Igor Jesus e Luiz Henrique; Vargas fez o do Chile.
PRIMEIRO TEMPO:
Logo no primeiro minuto, o Chile foi ao ataque e Loyola recebeu em liberdade pela direita. O lateral cruzou na medida para Eduardo Vargas, que cabeceou e conseguiu encobrir o goleiro Éderson para abrir o placar: Chile 1 a 0.
Em vantagem, o time chileno se manteve mais recuado e o Brasil tinha a posse de bola para poder trabalhar, embora não criasse grandes chances. A seleção tinha dificuldades para furar a defesa chilena e forçava muito as jogadas com Savinho pela direita, que tentava se virar sozinho.
O Chile teve outra chance aos 13, quando Osorio fez jogada individual e chutou de fora da área, mas mandou pra fora. O Brasil tentou responder com Rodrygo, que fez jogada pela esquerda e chutou, a bola desviou na defesa e saiu. O jogo seguiu com esse panorama do Brasil rondando a área do Chile, mas sem criar grandes oportunidades.
Quando tudo parecia encaminhado para uma vitória parcial do Chile, a Seleção Brasileira empatou. Em jogada pela direita, Savinho conseguiu cruzar na medida para Igor Jesus. O estreante desviou de cabeça e mandou no cantinho para deixar tudo igual: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para a segunda etapa, o técnico Dorival Júnior promoveu duas mudanças: Bruno Guimarães e Gérson nos lugares de André e Lucas Paquetá. Precisando da vitória, o Brasil se lançou ao ataque e passou a criar boas chances. Raphinha teve a primeira chance, mas a bola desviou na defesa e saiu. Pouco depois, Rodrygo arriscou de fora da área e o goleiro Cortés defendeu firme.
Com seis minutos, Raphinha foi lançado em velocidade, driblou o goleiro e marcou. No entanto, o gol foi anulado por impedimento do atacante brasileiro. Melhor no jogo, o Brasil chegou com Rodrygo, que invadiu a área, mas foi derrubado. A arbitragem não marcou pênalti.
O ímpeto inicial do Brasil não se manteve por muito tempo e, na queda de ritmo da partida, Dorival Júnior mandou a campo Luiz Henrique no lugar de Savinho. A Seleção Brasileira voltou a ameaçar aos 28, quando Danilo lançou para Igor Jesus, mas o goleiro Cortés defendeu. Do lado do Chile, Ricardo Gareca fez três alterações. Pelo Brasil, Endrick entrou na vaga de Igor Jesus.
Aos poucos, o Chile foi saindo e chegou a ameaçar o Brasil depois de um erro no campo defensivo, mas o chute de Osorio não teve direção. A última mexida no Brasil foi a entrada de Gabriel Martinelli no lugar de Abner. Aos 43, em jogada de Luiz Henrique pela direita, o atacante foi para cima da marcação e chutou no cantinho: Brasil 2 a 1 e ficou nisso.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com a vitória, o Brasil chegou aos 13 pontos e está agora no 4º lugar das Eliminatórias, enquanto o Chile permanece com 5 e ocupando a 9ª posição. Na próxima rodada das Eliminatórias, a Seleção Brasileira vai jogar no Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, quando recebe a seleção peruana. A bola vai rolar às 21h45 (de Brasília). O Chile joga no mesmo dia, mas às 17h30 (de Brasília), quando enfrenta a Colômbia, em Barranquilla.