CBF emite nota oficial se pronunciando após declaração de Yan Couto
O lateral-direito disse que membros da entidade pediram para o jogador não pintar o cabelo de rosa
A CBF divulgou um pronunciamento nesta sexta-feira (14), após Yan Couto ter declarado que foi pedido para não tingir o cabelo antes da Data Fifa. Em nota, a entidade enfatizou a liberdade, autoexpressão e livre construção da personalidade de cada indivíduo.
O lateral-direito do Girona afirmou que a entidade máxima do futebol brasileiro pediu pra que ele tirasse a coloração rosa do seu cabelo para jogar os últimos amistosos antes do início da Copa América. Nos amistosos de março desse ano, ele apareceu nas partidas da seleção sem a tintura e com a cor natural do cabelo.
Confira a nota oficial da CBF:
- A CBF reafirma seu compromisso com a liberdade, a pluralidade, o direito à autoexpressão e livre construção da personalidade de cada indivíduo que trabalhe na entidade ou defenda a Seleção Brasileira. Para a entidade, o desempenho do colaborador fala por si só - disse a CBF, em comunicado oficial.
- O compromisso da CBF é com o bom futebol e as melhores práticas de gestão. Cada colaborador ou atleta deve ter autonomia sobre sua própria aparência, credo, orientação sexual e expressão de gênero. - acrescentou.
- Desde o início da atual gestão, a CBF tem como uma das prioridades a luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito no futebol. A entidade é parceira do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, e está sempre aberta a novas iniciativas para que o futebol brasileiro se torne um espaço mais inclusivo e livre de preconceitos. - concluiu a entidade.