CBF ilustra fachada da sede com imagem do pentacampeonato
Conquista histórica da Seleção no Japão vai completar 20 anos no final do mês
Ainda está na memória de muita gente a épica volta por cima dada por Ronaldo Fenômeno na Copa de 2002, depois de ser desenganado para o futebol em razão de duas sérias lesões. Ele foi o artilheiro da competição, com 8 gols, e o principal condutor da campanha do pentacampeonato, no Japão, várias vezes dividindo o protagonismo com Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu, entre outros.
O feito histórico da Seleção brasileira, chegando ao quinto título mundial, está agora em destaque na fachada do prédio da CBF, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Um imenso painel com a taça de campeão foi instalado no local para relembrar as duas décadas da última grande conquista do futebol brasileiro.
Naquela campanha, que terminou em 30 de junho, então comandada por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, o Brasil teve aproveitamento de 100%. Venceu todos seus jogos. O primeiro adversário foi a Turquia (2 a 1, gols de Ronaldo e Rivaldo). Depois, goleou a China por 4 a 0 (Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos).
Encerrou a primeira fase com novo placar elástico: 5 a 2 sobre a Costa Rica (Ronaldo (2), Rivaldo, Edmilson e Júnior). Essas três partidas foram disputadas na Coreia do Sul, que organizou a Copa com o Japão.
Nas oitavas de final, já no território japonês, derrotou a Bélgica por 2 a 0 (Ronaldo e Rivaldo). Nas quartas, bateu a Inglaterra por 2 a 1, com gols de Rivaldo e outro, memorável, de Ronaldinho Gaúcho, numa cobrança de falta da intermediária.
Enfrentou mais uma vez a Turquia, na semifinal, com vitória por 1 a 0, gol de Ronaldo. Por fim, deu espetáculo na decisão do título contra a Alemanha, em Yokohama, quando venceu os europeus por 2 a 0, novamente com ótima atuação de Ronaldo, que fez os dois gols.