CBF repudia atos racistas sofridos por Rodrygo após discussão com Messi e cobra punições
A CBF se manifestou na última quinta-feira sobre os atos racistas cometidos contra o atacante Rodrygo após o jogo entre Brasil e Argentina. O jogador de 22 anos foi vítima de ofensas nas redes sociais após uma discussão com Messi antes do início da partida da última terça-feira.
Ednaldo Rodrigues, presidente da confederação, demonstrou apoio ao atleta do Real Madrid e cobrou que medidas sejam tomadas para que os responsáveis pelos ataques sejam devidamente penalizados.
"O racismo não vencerá. Me solidarizo com Rodrygo, que sofreu ataques violentos e injustificáveis. Atitudes como essa, que infelizmente já vimos acontecer outras vezes com jogadores brasileiros negros, merecem punição. O papel da sociedade, o papel da CBF, é o de criar mecanismos para conter e estancar esse crime, dentro e fora dos campos. Como primeiro presidente negro da CBF, sigo lutando pelo dia em que nenhuma pessoa será discriminada pela cor da sua pele", afirmou.
Os racistas estão sempre de plantão. Minhas redes sociais foram invadidas com ofensas e todo tipo de absurdo. Está aí pra todo mundo ver!
Se não fazemos o que eles querem, se não nos comportamos como eles acham que devemos, se vestimos algo que os incomoda, se não baixamos a… pic.twitter.com/JtsPYrQPDT
— Rodrygo Goes (@RodrygoGoes) November 23, 2023
O dirigente também formalizou que promoverá uma ação contra o racismo nos próximo compromisso da Seleção Brasileira, em um amistoso com a Espanha marcado para março de 2024. Ednaldo também citou o atacante Vinicius Junior como outra vítima constante de ofensas.
"Iremos realizar mais que um jogo, mas uma ação, chamada 'Uma só pele', que é um chamamento à reflexão sobre esse tipo de violência que você sofreu, que Vinícius sofre e que todos aqueles que como vocês, brasileiros ou não, jogadores ou não, sofrem diariamente neste planeta", completou.
No confronto diante da Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas, após uma confusão nas arquibancadas do Maracanã que levou a seleção "albiceleste" a voltar aos vestiários e atrasar o início do jogo, Rodrygo se envolveu em um bate-boca com Lionel Messi e Rodrigo De Paul antes do apito inicial.
Após a repercussão da discussão na internet, torcedores argentinos atacaram o atacante brasileiro nas redes sociais com emojis de banana e macaco.