Cobrado para liberar Paulinho, Felipão admite prioridade a Dani Alves
Uma das discussões recorrentes sobre a atual Seleção Brasileira é a falta de liberdade para o volante corintiano Paulinho ir ao ataque. Nesta sexta-feira, véspera da estreia na Copa das Confederações contra o Japão, em Brasília, Luiz Felipe Scolari abordou o tema e, nas entrelinhas, deixou explícito que a prioridade dos avanços está com o lateral direito Daniel Alves.
Confira todos os vídeos da Copa das Confederações
Como Paulinho é volante pelo lado direito, Felipão quer tê-lo mais próximo à linha de defesa para permitir mais liberdade a Daniel. Citou que, no Corinthians, a posiçaõ é ocupada por Alessandro, mais marcador. O treinador mostrou pequena irritação com o tema.
"Recebi um jogador do Corinthians, um da Lazio, um da Roma, um do São Paulo...e vejo as pessoas dizendo que eles precisam jogar igual aos seus clubes. Vou jogar com 11 esquemas no mesmo time? Pense um pouquinho. Tenho que adaptá-los a um sistema normal, não pode jogar no mesmo sistema com característica diferente. Você vai tentando, adaptando", declarou. E prosseguiu.
"O Paulinho está liberado para ir quando tivermos condições de que possa ir. Muitas vezes, o atleta do lado dele (Alessandro, no Corinthians) passa bem menos. Temos aqui um atleta que passa bem mais (Daniel Alves) e ele precisa observar. E ele sabe fazer isso. São jogadores que jogam de forma diferente do seu time, porque a característica lá é diferente. O Paulinho joga lá na frente. Aqui na Seleção é diferente. Ele precisa se adaptar às características de quem tem do lado".
O único gol de Paulinho sob o comando de Luiz Felipe Scolari foi marcado diante da Inglaterra em amistoso realizado há dois domingos no Maracanã. Naquele momento, eram três volantes em campo pelo Brasil, com Fernando e também Hernanes. Daniel Alves, por sua vez, não marca com a camisa da Seleção desde outubro de 2010, contra a Ucrânia. A última assistência para gol do lateral foi em agosto do último ano, contra a Suécia.