Dunga transforma Copa América em laboratório para Olimpíada
Há praticamente um mês, a CBF definiu que Dunga será o técnico da Seleção Brasileira na Olimpíada de 2016. Com pouco tempo para se adaptar a isso, o técnico resolver criar uma espécie de laboratório de testes para os Jogos durante a disputa da Copa América. Isso fica claro nos números e nos discursos.
Dunga já passou por isso: em 2008, ele era o técnico do time principal e também ficou encarregado de comandar os jogadores olímpicos. Naquela oportunidade, porém, não usou a Copa América de 2007 para fazer muitos testes: apenas o zagueiro Alex Silva e o meia Anderson tinham idade olímpica. Ambos disputaram os Jogos em 2008 e conquistaram a medalha de bronze.
Dessa vez o número dobrou: quatro jogadores da Copa América têm idade olímpica. São eles Fabinho, Marquinhos, Geferson e Fred. O meia Felipe Anderson, na mesma faixa etária, foi chamado para integrar o grupo durante os amistosos preparatórios, contra México e Honduras, e está treinando com todos na Granja Comary. Existe ainda Rafinha Alcântara, outro olímpico, que entrou na lista de sete suplentes que podem ser convocados em casos de lesão.
A Olimpíada virou tema frequente na Granja Comary, já que Fred, Felipe Anderson e Geferson deram entrevistas coletivas. Todos destacaram a vontade de jogar em Rio 2016. "A Olimpíada é uma medalha muito importante que o Brasil quer vencer. Sonho com isso todo dia e agora tenho essa oportunidade de ouro", afirmou Felipe, lembrando que o Brasil nunca conquistou o ouro olímpico.
Geferson fez um discurso no mesmo tom. "Todos têm que trabalhar bastante, essa nova safra tem que focar na Olimpíada e trabalhar por isso, porque a Seleção não tem essa medalha", declarou o lateral esquerdo do Inter.
Já Fred explicou como os jogadores que possuem idade olímpica devem aproveitar a Copa América: "temos a Olimpíada no ano que vem e temos que amadurecer, trabalhar muito e escutar os mais velhos. Temos que pegar tudo, guardar e levar para a Olimpíada".
Vale lembrar que Dunga poderá convocar três jogadores com mais de 23 anos para a Olimpíada - provavelmente Neymar e mais dois. A lista do técnico poderá contar com apenas 18 atletas, como é de praxe nos Jogos. Fabinho, Marquinhos, Geferson, Fred e Felipe Anderson já são favoritos na briga por vagas, mas precisam ser aprovados no laboratório.