Danilo é cortado, e Dunga chama Dani Alves para Copa América
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quarta-feira, após a vitória por 1 a 0 sobre Honduras, mais uma baixa para a Seleção Brasileira na disputa da Copa América. Depois de Luiz Gustavo, Marcelo e Diego Alves, Danilo foi a bola da vez. Com uma lesão no tornozelo direito, o lateral do Porto, que já acertou sua transferência para o Real Madrid, teve que ser cortado. Para seu lugar, Dunga optou pelo experiente Daniel Alves, que voltou a viver boa fase no Barcelona.
Daniel Alves começou como titular na última Copa do Mundo, mas perdeu espaço no decorrer do Mundial e acabou virando reserva de Maicon, sequer participando da goleada história sofrida para Alemanha na semifinal no Mineirão. O lateral direito já é um velho conhecido de Dunga. Na primeira passagem do técnico gaúcho pela Seleção, Daniel era considerado um 12º jogador, ora sendo utilizado na lateral, até mesmo na esquerda, ora no meio-campo.
"Ele já trabalhou conosco na outra Copa América e Copa do Mundo. É um jogador experiente, campeão da Champions League, de personalidade e versátil, que joga em várias posições. Tem muita dinâmica e uma boa bola parada. Atributos fundamentais para a competição", elogiou Dunga, na entrevista coletiva após a vitória brasileira.
Daniel viveu um momento delicado no clube no começo da temporada. O brasileiro não gostou das declarações dos dirigentes e passou a reclamar e cobrar o clube publicamente sobre a forma em que era tratada sua renovação de contrato. Porém, melhorou muito de rendimento no começo deste ano e não teve a posição ameaçada em nenhum momento de uma das melhores temporadas da história do Barcelona, provando que ninguém conseguiria assumir a ponta direita com tanta autoridade quanto ele. O resultado? Mais uma tríplice coroa pelo time: venceu a Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões.
"Lateral direita não é uma posição carente no Brasil. A gente tem um jogador de 24 e outro de 21, teve um imprevisto, então tem que trazer um jogador que tem um rendimento constante e experiência. Temos um jovem e um experiente, então estamos bem servido", finalizou Dunga.