Enquanto aguarda Ancelotti, Seleção Brasileira pode ficar sem técnico por mais oito jogos
Até o término do contrato do italiano com o Real Madrid-ESP, Brasil terá amistosos e Eliminatórias da Copa para disputar
A Seleção Brasileira parece estar cada vez mais próxima de ter um novo técnico e ele atende pelo nome de Carlo Ancelotti. No entanto, se a contratação for realmente fechada, ele não assumirá o comando time neste ano. Isso porque o italiano vai cumprir seu contrato com o Real Madrid-ESP, clube com o qual tem vínculo até junho de 2024. Enquanto isso, o Brasil contaria com um treinador interino por no mínimo oito jogos.
Neste primeiro semestre de 2023, os compromissos da Seleção se encerram com o amistoso diante de Guiné, vencido por 4 a 1 no sábado (17), e com o amistoso diante de Senegal, que acontece em Lisboa, nesta terça-feira (20). Depois disso, o Brasil voltará a campo somente em setembro, quando começa a disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Até o fim do ano, serão seis jogos pela competição.
Os primeiros adversários em setembro serão Bolívia (casa) e Peru (fora). Depois, em outubro, o Brasil enfrenta Venezuela (casa) e Uruguai (fora). Por fim, em novembro, terá a Colômbia (fora) e o esperado duelo com a Argentina (casa). Ou seja, provavelmente a Seleção pegará Uruguai e Argentina sem um técnico efetivo.
Depois desses seis primeiros jogos das Eliminatórias, o Brasil voltará jogar somente em março de 2024 para dois amistosos: um contra a Espanha, em Madrid, e outro ainda com local e adversário a serem definidos. Assim, totalizamos oito duelos em que o time seria digerido por um técnico interino somente esperando Carlo Ancelotti se livrar do Real Madrid-ESP.
No entanto, essa conta pode aumentar ainda mais, pois não é certeza que o treinador italiano assumiria o comando da Seleção antes da Copa América, que será disputa entre junho e julho de 2024. O contrato de Ancelotti com o Real termina apenas no dia 30 de junho e a competição começa no dia 14. Vale destacar que a final da Champions, último ato do calendário europeu, está marcada para o dia 1º de junho, apenas 13 dias antes do torneio sul-americano de seleções.
Na insistência por contratar Carlo Ancelotti a qualquer custo, a Seleção deve ficar, no mínimo, oito jogos sem ter um treinador efetivo. Segundo apuração da TV Globo confirmada pelo Lance!, a CBF irá se pronunciar sobre seus planos no fim de junho, muito provavelmente no dia 30. A expectativa é de que a entidade anuncie o novo treinador e/ou um nome interino.
Confira os jogos que o Brasil ainda pode ficar sem técnico:
4/9/2023 (data-base) - Brasil x Bolívia - Eliminatórias
12/9/2023 (data-base) - Peru x Brasil - Eliminatórias
9/10/2023 (data-base) - Brasil x Venzuela - Eliminatórias
17/10/2023 (data-base) - Uruguai x Brasil - Eliminatórias
13/11/2023 (data-base) - Colômbia x Brasil - Eliminatórias
21/11/2023 (data-base) - Brasil x Argentina - Eliminatórias
março/2024 - Espanha x Brasil - Amistoso
março/2023 - Amistoso com adversário a ser definido