O meia Bernard atualmente está no Brasil para a disputa da Copa do Mundo, a partir de quinta-feira. Após o evento, no entanto, não deve voltar à Ucrânia, onde defende o Shakhtar Donetsk. De acordo com o jornal O Globo, o jogador armou plano de fuga e deve trocar o leste europeu pelo futebol inglês após o final do Mundial, em julho.
Bernard teria proposta de 40 milhões de euros (R$ 122 milhões) do Manchester City e, assim, pode se tornar companheiro de clube de Fernandinho, com quem está em preparação para a disputa da Copa do Mundo. Segundo o jornal, o agente do jogador já entrou em contato com a Fifa para pedir o fim do contrato com o Shakhtar em razão dos conflitos civis vividos na Ucrânia.
O país europeu passa por momento conturbado iniciado por protestos contra o ex-presidente Viktor Yanukovich, agitação que abriu espaço para a anexação da Criméia pela Rússia e para conflitos civis com dezenas de mortos. Neste sábado, assumiu o poder o novo presidente eleito, Petro Poroshenko, que tem como principal bandeira as negociações por paz no território.
As expectativas quanto à Copa do Mundo foram cruéis com alguns jogadores como o brasileiro Robinho, que foi "convocado" pela Panini no álbum de figurinhas do evento, mas acabou fora da lista de Luís Felipe Scolari. Veja outros casos de jogadores que têm cromo, mas não vão ao Brasil (seja por lesão ou opção técnica)