Reservas ofuscam titulares, e Brasil goleia Peru no Sub-20
Todos os cinco gols brasileiros saíram de jogadores que vieram do banco de reservas; Thalles fez dois e foi o melhor da Seleção
O Brasil goleou o Peru por 5 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Centenário, em duelo válido pela quarta rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. A vitória foi construída inteiramente no segundo tempo, após mais uma série de mudanças do indeciso técnico Gallo, que até esta altura da competição não definiu os 11 titulares.
Os atacantes Thalles (dois gols) e Malcom (gol e assistência), inicialmente reservas, foram os destaques da Seleção, que também marcou com o meio-campista Nathan e o zagueiro Léo Pereira. Veja como foram os detalhes da partida aqui.
Escalando apenas um centroavante de ofício desde o início - Yuri Mamute - o técnico brasileiro não viu um bom desempenho dos comandados no primeiro tempo. Sem criatividade, o Brasil só ficou perto do gol aos 46min, quando Lucas Evangelista recebeu enfiada de bola, tentou tirar de Prieto, mas parou no goleiro.
A Seleção conseguiu agir rapidamente na etapa complementar e saiu na frente com Nathan, que aproveitou cruzamento rasteiro de Caju para colocar os brasileiros em vantagem.
No primeiro gol, a mudança feita pelo técnico no intervalo - Thalles por Lucas Evangelista - não teve influência, mas surtiu efeito quando o time verde e amarelo ampliou. O centroavante do Vasco não só fez o pivô no meio-campo para iniciar o contragolpe de sucesso, como concluiu o mesmo chutando firme da entrada da área.
Com folga no marcador, o Brasil fez o terceiro em uma falha da defesa peruana, com Thalles, e ampliou a goleada em bonito contra-ataque iniciado por Kenedy e concluído com maestria por Malcom.
O atacante corintiano, que entrou no lugar do pesado Yuri Mamute, ainda teve tempo de dar a assistência para Léo Pereira ampliar de cabeça após uma cobrança de falta.
O saldo de gols construído sobre os peruanos pode fazer a diferença para a Seleção no Sul-Americano, mas ela continua dependendo de uma combinação de resultados para levantar a taça.
A vitória ampla colocou os comandados de Gallo na liderança provisória da competição, já que Argentina e Uruguai, com os mesmos sete pontos do Brasil, ainda jogam nesta quarta. O Brasil ainda tem pela frente um adversário: a Colômbia, às 20h (de Brasília) do próximo sábado.
GOLS
Peru 0 x 1 Brasil, 3min do segundo tempo - Caju foi acionado na lateral da área e chutou cruzado. Zurek afastou mal e Nathan completou para o fundo das redes;
Peru 0 x 2 Brasil, 11min do segundo tempo - Nathan ajeitou para Thalles na entrada da área e o atacante finalizou no canto direito de Prieto;
Peru 0 x 3 Brasil, 17min do segundo tempo - Thalles soltou a bomba da intermediária e a bola entrou no canto direito de Prieto;
Peru 0 x 4 Brasil, 26min do segundo tempo - Kenedy fez lindo passe para Malcom no ataque. O atacante driblou Prieto e tocou para o gol vazio;
Peru 0 x 5 Brasil, 37min do segundo tempo - Malcom cobrou infração fechada, Léo Pereira subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes;