Tite ficou surpreso com reação à convocação de Daniel Alves
Treinador comentou sobre o assunto com os mais próximos
Não fosse pela convocação de Daniel Alves para a Seleção que vai disputar o Mundial no Catar, a lista do técnico Tite, divulgada nessa segunda-feira (7), teria ficado longe de polêmicas. Por causa da insistência com o lateral de 39 anos que está sem jogar oficialmente há quase um mês e meio, muitas críticas foram endereçadas ao treinador. Ainda na sede da CBF, horas depois do anúncio dos 26 convocados, Tite deixou claro que ficou surpreso com reações tão fortes de quem não queria ver Daniel Alves na Copa.
Comentou com seus auxiliares que algumas críticas recebidas atingiam a história vitoriosa de Daniel Alves no futebol e eram desproporcionais. Ele fazia alusão indireta a colunistas esportivos que não pouparam palavras pesadas para traduzir o que consideraram um grave equívoco do técnico. “Não estamos levando ninguém por amizade. Explicamos na entrevista coletiva (dessa segunda-feira, na CBF) que o Dani está na mesma forma física de quando ajudou o Brasil a ganhar o ouro na Olimpíada do ano passado (em Tóquio).”
Tite tomava conhecimento aos poucos de como estava a repercussão da convocação. Viu que havia também vários elogios pela sua iniciativa de relacionar nove atacantes que estão em ótimo nível técnico e se destacando em clubes de ponta na Europa. De todos eles, só Pedro, do Flamengo, atua no Brasil, onde também tem feito grandes atuações. No entanto, ao saber da avalanche de protestos pela inclusão de Daniel Alves na lista, ele se retraiu e pareceu até um pouco incrédulo diante do tom dos comentários e análises.
Durante a entrevista, pós-convocação, Tite acabou indagado várias vezes sobre a opção por Daniel Alves. Numa delas, foi deselegante com a repórter Patrícia Lopes, da Bein Sports, canal da TV Al Jazeera, que lhe perguntou sobre a onda de manifestações negativas nas redes sociais pela presença do lateral no grupo dos 26 jogadores.
“Se tu quiseres fazer uma pergunta tua, fica legal”, pediu Tite, considerando que a jornalista não devia se guiar por números e postagens do twitter que, naquele instante, miravam o técnico e o próprio Daniel. “Não Tite, essa pergunta era minha. Claro. É por que estou vendo aqui que é um dos assuntos mais comentados e que está causando mais polêmica. Então, por isso que eu fiz essa pergunta”, rebateu a repórter. Em seguida, ela desejou boa sorte ao técnico no Mundial.