Tite justifica convocação de Daniel Alves para a Copa: "Qualidade técnica, aspecto físico e mental"
Em coletiva após convocação para o Catar, Tite falou sobre a escolha do lateral e afirmou que o Brasil é um dos favoritos para o Mundial
Tite divulgou, nesta segunda-feira, 7, a lista dos convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar. Entre os atletas escolhidos, o 'professor' anunciou a convocação de Daniel Alves, que atualmente atua pelo Pumas, do México. Na coletiva pós-convocação, o técnico foi questionado por jornalistas sobre a escolha do lateral-direito de 39 anos.
"O critério do Daniel Alves é um critério de todos, que premia qualidade técnica individual, premia aspecto físico e traz aspecto mental, tal qual os outros, alguns com uma ou outra a mais qualidade", explicou Tite.
A equipe técnica de Tite justificou que, após não ser convocado para a Data Fifa de setembro, por causa dos números baixos em critérios de força e potência, Dani Alves passou a treinar com o Barcelona de olho na Copa do Mundo e apresentou melhoras que o classificaram para compor a Seleção Brasileira no Catar.
Após se destacar no título da Copa América de 2019, Dani Alves ficou fora de algumas convocações. Não teve o vínculo com o Barcelona renovado na temporada passada e optou por se transferir para o Pumas, do México. Mas apresentou um desempenho abaixo do esperado no futebol mexicano, com três assistências e nenhum gol. De olho na Copa do Mundo, Daniel Alves recorreu ao Barcelona, treinando com o time B.
Tite repetidas vezes atrelou a sua escolha à importância técnica e tática do lateral. "As pessoas tem que entender que os laterais na Seleção Brasileira, a medida que se tem pontas, não tem lateral que vai trabalhar na ponta, vai ter lateral construtor.
"A qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante, por ele ser um articulador, essa é função dele e é isso que ele pode nos proporcionar, além de outras virtudes. Ele é um dos capitães da equipe, e normalmente é o atleta mais longevo, mas isso depende da escalação", afirmou.
Críticas sobre Dani Alves
Durante a coletiva, Tite também rebateu críticas das redes sociais sobre a convocação do lateral para a Copa. "Não estou aqui para agradar as pessoas que estão no Twitter", afirmou.
"Que referência é o Twitter com tantos milhões de torcedores brasileiros? Eu não vim aqui para agradar as pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais, e que se expressam ali, que é um público que eu não sei que percentual é do povo brasileiro", rebateu o treinador.
Tite afirmou que seu papel enquanto técnico à frente da Seleção Brasileira é fornecer dados verdadeiros para que as pessoas tenham sua própria opinião, além de reiterar que respeita opiniões divergentes. "É nossa função passar informações, agora opinião em cima disso é de cada um, eles têm todos o meu respeito, mesmo uma parcela diminuta, respeito sim", finalizou sobre o assunto.
Brasil favorito no Catar e novidades
Ao ser questionado sobre as expectativas da Seleção Brasileira para o Mundial, o técnico destacou a equipe como uma das favoritas para o título e destacou o processo evolutivo do grupo desde a Copa do Mundo de 2018, bem como o desempenho dos atletas que, segundo ele, ajudaram a gerar confiança para o torcedor.
"A gente fica tão focado e tenta fazer o melhor trabalho possível. O que teve é um processo evolutivo, e quando tem quatro anos de trabalho ele fica muito mais consistente, talvez essa confiança e o desempenho dos atletas tenha gerado essa confiança com o público, vejo sim num crescente, uma expectativa bastante boa. A gente assume que o Brasil é sim um dos favoritos e, na minha opinião, é sim um dos favoritos", enalteceu Tite.
Entre os convocados, Tite comentou sobre as convocações de estreantes como Bremer e Gabriel Martinelli. Sobre o zagueiro da Juventus, o professor elogiou o desempenho do jogador e afirmou que deveria ter "olhado com a devida atenção já antes".
"Bremer teve condição porque a carreira dele e desempenho em alto nível o chancelaram, talvez não o tenhamos olhado com a devida atenção já antes e se mostrou, quando veio aqui, com uma segurança impressionante de um atleta de alto nível". Já sobre Martinelli, Tite afirmou que o atacante do Arsenal exerce função de "ponta externo agressivo" e pontou que o jogador vem sendo destaque na Premiere League, na Inglaterra.
O treinador também falou a respeito da convocação de Richarlison, atacante pelo Tottenham, que atualmente se recupera de uma lesão. Dúvida para a Copa, a comissão de Tite afirma que acompanhou o processo de recuperação do atleta e diz esperar que ele esteja pronto para se apresentar junto à Seleção.
Sobre os estreantes, Tite afirmou que leva em consideração fatores como experiência, capacidade de concentração e o momento dos atletas. "É muito relativisado o aspecto experiência".
Tite ainda lamentou o fato de poucos enfrentamentos entre a Seleção Brasileira e equipes europeias, afirmando que isso prejudica as condições em que os times se encontram na Copa. Entre as outra seleções que vê como favoritas, a comissão se ateve a dizer que manteve um olhar atento sobre as adversárias do Brasil na fase de grupos do campeonato, Sérvia, Suíça e Camarões, mas que outras equipes também foram acompanhadas durante a preparação para o Mundial.