Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros avançam na Série Qualificatória Olímpica de skate

16 mai 2024 - 09h36
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Começou, entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira (16), a Série Qualificatória Olímpica de skate em Xangai, na China. Por lá, onze brasileiros estiveram presentes nas disputas classificatórias do Park feminino e do Street masculino. No total, cinco skatistas do Brasil avançaram às semifinais da competição, sendo: Isadora Pacheco, Dora Varella e Raicca Ventura entre as mulheres; enquanto Felipe Gustavo e Giovanni Vianna continuam representando o país entre os homens.

dora varella
dora varella
Foto: Divulgação: Confederação Brasileira de Skateboarding - Julio Detefon / Olimpíada Todo Dia

A etapa de Xangai é a primeira da série de dois eventos classificatórios para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda prova será em Budapeste, na Hungria, e ao final dela, todos os pontos obtidos serão somados pelo ranking. Por fim, os 20 melhores skatistas em cada modalidade, vão garantir suas vagas nas Olimpíadas. Vale destacar que há o limite de três cotas por gênero para cada comitê olímpico nacional.

Park Feminino

Assim como as demais categorias, a disputa do skate Park feminino está dividida em três partes. Na primeira, 40 skatistas vão à pista três vezes cada em busca de alcançarem a melhor nota possível. Os 16 atletas que obtiverem as maiores pontuações se classificam às semifinais. Por lá, os competidores terão de ficar entre os 8 melhores para avançarem à final do evento.

O Brasil contou com cinco skatistas para a disputa da fase classificatória. Delas, três ficaram entre as 16 maiores notas e avançaram às semis. Dora Varella foi a brasileira melhor colocada, 6º lugar, com a nota de 74.15, conquistada na sua primeira tentativa. Na sétima colocação veio Isadora Pacheco, que fez 72.03 em sua segunda volta. Já a Raicca Ventura, atual número 7 do ranking mundial, ficou na nona posição, com 69.05.

Das demais brasileiras a competirem na categoria, Yndiara Asp foi quem chegou mais perto de se classificar à próxima fase. Ela anotou 52,50 e ficou na 19ª colocação (a nota de corte foi da norte-americana Jordyn Barratt, com 54.03). Mais atrás veio Fernanda Tonissi (29º) com 42.16. Por fim, Victoria Bassi seria a sexta representante do Brasil, mas foi cortada por lesão.

Street Masculino

No Street masculino a disputa da Série Qualificatória Olímpica acontece nos mesmos moldes do skate Park feminino, com a diferença apenas no número de voltas de cada atleta: duas. O Brasil contou com a participação de seis atletas na etapa de classificação. Dentre eles, dois conseguiram avançar às semifinais: Felipe Gustavo (9º, com 83.42) e Giovanni Vianna (16º, com 81.95).

Além dos dois brasileiros classificados, Filipe Mota foi quem chegou mais perto de seguir adiante, na 21ª colocação com 79.19 pontos. Em seguida veio Gabryel Aguilar na 25ª posição com 78.59. Já Kelvin Hoefler, medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, não começou bem em Xangai, e ficou apenas no 31º lugar com 68.44. Por fim, Lucas Rabelo ficou na 37ª posição com 52.47.

+ SIGA O OTD NO , , ,  E 

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade