Brasileiros avançam e garantem 3 medalhas no badminton
O Brasil não teve sucesso nas disputas individuais do badminton dos Jogos Pan-Americanos de Toronto nesta segunda-feira, mas brilhou nas duplas. Com três parcerias classificadas às semifinais, o País garante igual número de pódios, já que na modalidade não há disputa pelo bronze.
Nas duplas masculinas, em jogo válido pelas quartas de final, os brasileiros Daniel Paiola e Hugo Arthuso venceram os guatemaltecos Rodolfo Ramirez e Jonathan Solis com parciais de 21/15 e 21/18. Na próxima fase, a dupla encara os dominicanos Javier Ozuna e José Cabrera.
Entre as mulheres, as irmãs Lohaynny e Luana Vicente ganharam das dominicanas Daigenis Saturria e Bermany Muñoz com parciais de 21/8 e 21/10. De origem humilde, as brasileiras são comparadas às norte-americanas Serena e Venus Williams, estrelas do tênis. Na semifinal, o duelo é com as canadenses Alex Bruce e Phyllis Chan.
Para completar a jornada desta segunda-feira, o Brasil também avançou nas duplas mistas. Lohaynny e Alex Tjong ganharam dos jamaicanos Gareth Henry e Katherine Wynter por 21/11 e 21/17. Na semifinal, eles enfrentam os canadenses Alex Bruce e Toby Ng.
Nas disputas individuais do badminton, no entanto, os representantes do Brasil não tiveram o mesmo sucesso. As campanhas de Fabiana Silva, Ygor de Oliveira, Daniel Paiola e Lohaynny Vicente nos Jogos Pan-Americanos de Toronto terminaram nas quartas de final.