Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros no pódio na inédita etapa nacional da Copa do Mundo de XCE

Disputas de Cross Country Eliminator foram realizadas em São Paulo (SP)

19 ago 2024 - 13h02
Compartilhar
Exibir comentários

A etapa brasileira da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator foi realizada neste domingo (18) no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). O evento de mountain bike, organizado pela Avelar Sports, teve chegadas decididas nos centímetros finais e vitórias de atletas estrangeiros: Marion Fromberger (Alemanha) e Edvin Lindh (Suécia), no feminino e masculino, respectivamente.

Mais de 60 atletas de 20 países participaram das eliminatórias do XCE logo pela manhã na pista de 630 metros, que incluía quatro obstáculos artificiais e dois naturais no cartão-postal da capital paulista. Foi a primeira vez que o Brasil sediou uma etapa do campeonato chancelado pela City Mountain Bike.

Shimano Fest
Shimano Fest
Foto: Foto: Deu Click

Os quase 20 mil fãs da modalidade, que lotaram o Shimano Fest no Memorial da América Latina, empurraram os atletas brasileiros durante as tomadas de tempo, eliminatórias e finais, realizadas com 31 graus de temperatura.

No XCE, os ciclistas competem em baterias de quatro atletas e duas voltas, onde o contato entre as bikes e a disputa por espaço são os principais elementos da competição.

”A gente que tem esse DNA de desenvolver o mountain bike no país e transformar realmente o esporte. Uma etapa da Copa do Mundo aqui, dentro da maior feira da América Latina, faz total sentido. Agora, é trabalhar para fazer algo maior e já planejar 2025”, disse Felipe Avelar, CEO da Avelar Sports.

O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do mountain bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar uns aos outros até restar apenas um vencedor.

Resultados oficiais

No feminino, a alemã Marion Fromberger superou a brasileira Iara Caetano Leite por apenas 57 centésimos de segundo. Em terceiro lugar ficou a holandesa Didi de Vries.

No masculino, o sueco Edvin Lindh foi o vencedor, seguido por Luiz Henrique Cocuzzi, atleta brasileiro e mais aplaudido na capital paulista. O terceiro colocado foi o romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade.

No duelo final feminino da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator, Marion Fromberger superou Iara Caetano Leite por apenas 57 centésimos de segundo. Em terceiro chegou a holandesa Didi de Vries.

”Eu adoro esse país lindo e as pessoas que me ajudaram a acelerar no fim. A corrida foi bem apertada, como é o caso do XCE, e conseguir esse desempenho no fim para cruzar em primeiro lugar”, disse Marion Fromberger, que fez a prova final em 1min55s07.

Iara Caetano Leite chegou perto da vitória após avançar em segundo lugar nas semifinais. As brasileiras Ana Laura Moraes, Luiza Cocuzzi, Isabella Lacerda e Marcela Lima Matos acabaram ficando na disputa que valia vaga entre as quatro finalistas.

”Eliminator é detalhe. Você tem que fazer uma estratégia, segui-la à risca, ser paciente e calma, e ao mesmo tempo, além de ser arisca, acelerar na hora certa, trocar de marcha na hora certa. Tem que ser muito preciso e calmo ao mesmo tempo”, contou Iara Caetano Leite.

”E foi isso que eu fiz: fiz minha estratégia, li a prova, observei as demais atletas e dei o meu máximo em cada curva e cada reta”, completou Iara Caetano Leite.

O sueco Edvin Lindh comemorou seu triunfo em São Paulo (SP), mesmo sendo apontado como um dos favoritos antes das baterias começarem. O ídolo local Luiz Henrique Cocuzzi, atleta brasileiro vice-campeão, foi a cereja do bolo para o ciclista da Escandinávia.

Edvin Lindh fez as duas voltas da prova final em 1min41s80, seguido por Cocuzzi e pelo romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade.

”O treinamento é a chave para o sucesso! Além do pedal, faço muito trabalho de musculação, que foi fundamental nesse tipo de prova, que é curta. Aqui, eu soube defender minha posição para sair campeão”.

Luiz Henrique Cocuzzi saiu emocionado após terminar com a medalha de prata e um gostinho de quero mais. ”É uma prova muito de detalhes. Você comete um pequeno erro, e já é o suficiente para não passar. Eu não consegui fazer outra ultrapassagem e, no final, perdi o gap. Faz parte do esporte, e estou feliz pelo apoio que tive a cada volta aqui”.

A City Mountain Bike aprovou a realização da Copa do Mundo em São Paulo, garantindo que a etapa servirá de exemplo para as demais do calendário. O belga Kristof Bruyneel, CEO da empresa, elogiou a organização da Avelar Sports, bem como o apoio do público brasileiro.

”Aqui, a grande experiência dos ciclistas europeus fez a diferença, mas os brasileiros, como Cocuzzi e Iara, foram empurrados pela torcida local. Do ponto de vista do evento, a Avelar Sports fez um excelente trabalho, com um nível alto! É um grande exemplo para a família do City Mountain Bike”.

A próxima etapa da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator será em 29 de setembro em Bengaluru, na Índia.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade