Brittney Griner, jogadora da WNBA, é libertada na Rússia após troca de prisioneiros
Estrela do basquete americano estava presa desde o começo do ano por porte ilegal de óleo de cannabis
A jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner, de 32 anos, foi libertada após nove meses presa em Moscou, na Rússia. A libertação veio após uma troca de prisioneiros entre os governos de Estados Unidos e Rússia - a Casa Branca liberou o traficante de armas e ex-integrante do exército russo Vikor Bout.
A atleta estava presa no país europeu desde março deste ano, quando foi apreendida portando ilegalmente óleo de cannabis no aeroporto de Moscou. Já Vikor, estava encarcerado em presídio norte-americano há cerca de dez anos.
Em seu perfil no Twitter, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden confirmou que conversou com Brittney enquanto ela estava no avião retornando para casa. O governante estava ao lado da esposa da atleta Cherelle Griner.
- Conversei com Brittney Griner há alguns momentos. Ela está segura. Ela está no avião. Ela está no caminho de volta para casa - publicou Biden.
Moments ago I spoke to Brittney Griner.
She is safe.
She is on a plane.
She is on her way home. pic.twitter.com/FmHgfzrcDT
— President Biden (@POTUS) December 8, 2022
SOBRE BRITTNEY GRINER
Brittney Griner é uma das grandes atletas do basquete norte-americano. Ela foi campeã da WNBA, principal liga feminina do esporte nos Estados Unidos, em 2014, também foi duas vezes a maior pontuadora do campeonato e conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Rio-2016 e Tóquio-2020) com a seleção americana.