Calderano aponta desafios que terá pela frente em Paris-2024
Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 se aproximam e Hugo Calderano está na reta final de preparação. O mesa-tenista ainda está em Ochsenhausen, cidade onde mora na Alemanha, e desembarca na capital francesa nesta segunda-feira (22). A cerimônia de abertura do megaevento acontece no dia 26 de julho e o tênis de mesa se inicia no dia seguinte. Uma competição deste porte sempre apresenta diversos desafios e o brasileiro está preparado para o que virá pela frente.
"Acho que qualquer Olimpíada tem muitos desafios, muita coisa que você pode esperar e outras que vão acontecer e que não eram esperadas. Por isso, é importante estar preparado para tudo, viver todos os cenários possíveis na sua cabeça. O principal desafio são os adversários que, com certeza, também vão querer muito essas medalhas", analisou Hugo Calderano, feliz com a volta da torcida aos Jogos de Paris-2024.
"Existe também o desafio interno de você se preparar e manter seu foco, mas acho que isso todos os jogadores do topo estão acostumados a fazer. Então, acredito que tudo será decidido no detalhe. Será muito legal também jogar com torcida, principalmente depois dos Jogos de Tóquio, que foi sem público. Às vezes, sinto que participei só de uma Olimpíada, a do Rio, pois Tóquio foi muito diferente. Estou muito animado para participar de Paris", disse.
Brasileiros em Paris-2024
As chaves de simples, somando masculino e feminino, contarão com 134 atletas com o mesmo número entre homens e mulheres, portanto, 67 de cada naipe. Além das competições individuais, os Jogos de Paris-2024 contarão com disputas por equipes e duplas mistas.
No ranking olímpico, Hugo Calderano se classificou para Paris-2024 como 4º cabeça de chave. Ele também fará parte do time brasileiro ao lado de mais três jogadores. Vitor Ishiy, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi também representarão o Brasil no torneio de simples.
No torneio por equipes, o time masculino terá Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro, com Leonardo Iizuka como suplente. Já o feminino contará com Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Bruna Alexandre e a reserva Laura Watanabe. Bruna Takahashi e Vitor Ishiy formam a dupla mista brasileira.
Sistema de disputa
Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 terão disputas individuais, duplas mistas, pela segunda vez na história, e por equipes. As partidas do torneio de simples serão realizadas em melhor de sete sets e apenas com confrontos eliminatórios.
TWITTER,
Nas duplas mistas de Paris-2024, as disputas acontecerão com 16 parcerias em jogos de mata-mata, também melhor de sete games e iniciando diretamente nas oitavas de final, portanto, já na fase eliminatória.
Na competição por equipes, a Olimpíada de Paris-2024 contará com 16 países participantes, com disputas a partir das oitavas de final. Porém, no evento entre times, os confrontos serão em melhor de cinco partidas de até cinco sets, começando pelo duelo de duplas e seguindo com até quatro jogos individuais, nesta ordem: A, B e C vs. X, Y e Z (BC x YZ, A x X, C x Z, A x Y e B x X).
Arena do tênis de mesa
A Arena Paris Sul faz parte da Expo Paris, centro de exposições e convenções dos mais ativos na Europa e o mais visitado na França. O local conta com oito pavilhões para eventos e receberá competições de quatro modalidades: tênis de mesa, handebol, voleibol e levantamento de peso. A Arena Paris Sul 4 será o local das partidas do tênis de mesa. O espaço foi construído em 1923 para sediar a Feira de Paris (Foire de Paris).