Campeão mundial pela Argentina, José Luis Brown morre aos 62
O campeão mundial José Luis Brown, que marcou o primeiro gol da Argentina na final da Copa do Mundo de 1986 contra a Alemanha Ocidental, morreu aos 62 anos, noticiou a mídia local nesta terça-feira.
A associação de futebol do país confirmou a morte do ex-zagueiro central em um tuíte, e o ex-atacante da seleção argentina Gabriel Batistuta também tuitou suas condolências.
Brown, chamado afetuosamente pelo apelido "Tata", passou a maior parte da carreira de jogador no Estudiantes, atuando quase 300 vezes com o time na liga nacional.
No final da temporada 1985-86 ele foi dispensado pelo Deportivo Español por causa de uma lesão grave no joelho, mas mesmo assim foi convocado para a Copa do Mundo do México como reserva de Daniel Passarella.
Depois que Passarella ficou doente e foi descartado do torneio, Brown foi incluído na escalação principal do time liderado por Diego Maradona.
Brown, que jogou 36 vezes por seu país, fez o único gol de sua carreira na seleção na final, quando completou uma cobrança de falta de cabeça aos 23 minutos na vitória de 3 x 2.
Mais tarde no mesmo jogo, quando seu time liderava por um gol, ele deslocou o ombro em uma colisão com Norbert Eder, mas se recusou a sair de campo, enfrentando a dor até a Argentina conquistar seu segundo título mundial.