Canadá goleia Suécia e confirma domínio no hóquei sobre gelo
O Canadá confirmou, na manhã deste domingo, a supremacia no hóquei no gelo. Na final do esporte nos Jogos de Inverno de Sochi (Rússia), a seleção da América do Norte fez 3 a 0 na Suécia e se sagrou com a medalha de ouro, para delírio da fanática torcida do hóquei canadense.
Melhor jogador de hóquei sobre o gelo do mundo, Sidney Crosby confirmou a fama de aparecer nos momentos decisivos. Assim como em Vancouver 2010, o canadense vinha fazendo um campeonato irregular até se mostrar decisivo na final. O atleta do Pittsburgh Penguins (EUA) marcou um dos três gols do Canadá na vitória - Jonathan Toews e Chris Kunitz completaram o placar sobre os escandinavos.
Com o resultado, a equipe da América do Norte ultrapassou a extinta União Soviética e se firmou como a maior vencedora do hóquei sobre o gelo masculino, com nove títulos. Em 23 edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, o Canadá ficou de fora do pódio apenas oito vezes.
No hóquei sobre o gelo feminino, o domínio é ainda maior. Em cinco edições, as canadenses foram campeãs em quatro, incluindo a de Sochi 2014.