PUBLICIDADE

CBVela faz planto de árvores para Dia Internacional do Meio Ambiente

A atividade ocorreu no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP)

5 jun 2024 - 00h03
(atualizado às 00h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Dia do Meio Ambiemte
Dia do Meio Ambiemte
Foto: Flávio Perez | On Board / Esporte News Mundo

O Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho.

Para celebrar a data, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) realizou uma ação na véspera, em parceria com a World Sailing, clubes de vela paulistanos e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

Com o apoio da Avène, a atividade ocorreu no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP), onde foram plantadas mais de 417 novas árvores, formando o Bosque da Vela.

Das árvores plantadas, 187 foram destinadas a neutralizar as emissões de 30 toneladas de carbono do Campeonato Mundial da Juventude de Búzios, realizado em 2023.

As outras 230 árvores contribuirão para o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, com a expectativa de retirar aproximadamente 67,55 toneladas de carbono da atmosfera.

Sandra Di Croce Patricio, diretora de Sustentabilidade da CBVela, explicou a importância dessa iniciativa: "Junto com a World Sailing, a CBVela organizou o Mundial da Juventude com todo um cuidado para evitar ao máximo a emissão de gases do efeito estufa e a geração de resíduos. Mas um evento esportivo gera, sim, impactos que precisam ser compensados".

"É o que estamos fazendo com a criação deste Bosque da Vela em plena cidade de São Paulo e na Semana do Meio Ambiente. A CBVela trabalha com responsabilidade socioambiental".

A ação contou com cerca de 30 participantes, incluindo 15 colaboradores dos Laboratórios Pierre Fabre, proprietários da marca Avène, que se voluntariaram para o plantio. Representantes de tradicionais clubes de vela da represa Guarapiranga, como o YCSA - Yacht Club Santo Amaro, Marina Sylvestre, Tempo Wind & Sup Clube e Clube de Campo do Castelo, também marcaram presença.

Os participantes realizaram um exercício de respiração e conexão com a natureza, ministrado pela velejadora Iris Fernandes Poffo, antes de plantar as mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Flavianne Baptista, diretora de Marketing dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil, ressaltou a parceria com a CBVela: "A parceria de Avène com a CBVela tem como um dos objetivos amplificar a mensagem da sustentabilidade e promover ações concretas em prol do meio ambiente. Este é um propósito de Avène, que podemos tangibilizar através de nossos filtros biodegradáveis que não agridem a flora marinha. Estamos felizes também pela simbologia desta ação ocorrer na semana do meio ambiente".

Dia do Meio Ambiemte
Dia do Meio Ambiemte
Foto: Flávio Perez | On Board / Esporte News Mundo

Rogério Iório, Presidente Nacional do IBDN, destacou a relevância do parque: "Esse parque é uma reserva da Mata Atlântica e muito relevante para o estado de São Paulo, pois é a mata ciliar do Rio Tietê. Aqui produzimos e plantamos 396 mil árvores de 50 espécies diferentes que vão viver por muitos anos. Nosso compromisso é atingir 500 mil plantios, queremos deixar um legado positivo para as futuras gerações desta cidade".

A CBVela, ao criar o Bosque da Vela, busca inspirar outras comunidades e organizações a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades diárias. Volnys Bernal, presidente da FEVESP - Federação de Vela de São Paulo, enfatizou a responsabilidade dos velejadores com a natureza: "O esporte à vela depende da natureza e cabe a nós essa responsabilidade de preservação".

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade