Sport segura Ceará em Castelão lotado e é campeão nordestino
Não bastaram as 61.240 pessoas presentes no Castelão, recorde do estádio após a reinauguração para a Copa das Confederações em 2013. Na noite desta quarta-feira, o Sport. do treinador Eduardo Baptista, deu fôlego aos torcedores cearenses após sair atrás no placar, mas arrancou empate por 1 a 1 fora de casa para se sagrar campeão da Copa do Nordeste de 2014.
O título vem graças ao bom resultado conquistado no primeiro jogo: 2 a 0 em Pernambuco. Nesta quarta, a equipe rubro-negra sofreu pressão do adversário, que jogava impulsionado pelo estádio lotado, mas manteve a vantagem agregada no placar durante os 90 minutos para levar a taça. É o terceiro título do clube, que já havia levado em 1994 e 2000 – agora está apenas atrás do Vitória (5) em conquistas.
Com a atmosfera incrível promovida pela lotação máxima em Fortaleza, o duelo começou elétrico desde os primeiros instantes. Ambas as equipes buscavam o gol a todo o momento, mas esbarravam em falhas de finalização. O primeiro gol da partida saiu apenas aos 40min, quando Magno Alves desviou cruzamento de Souza para deixar os mandantes na frente.
A abertura do placar incendiou ainda mais o clima imposto no Castelão pelos torcedores cearenses. Animada com a proximidade do placar necessário, a torcida guiou os jogadores para os vestiários com os gritos de “eu acredito” ressoados por 60 mil vozes – a situação, contudo, ficaria mais complicada no início do segundo tempo.
Na volta para os últimos 45 minutos, o Sport teve um pênalti dado a seu favor logo aos 5min, quando Aílton foi parado, para o juiz, com falta dentro da área. Na cobrança, Neto Baiano chutou forte no meio do gol e deixou a equipe pernambucana mais perto do título.
A necessidade de reverter os dois gols de vantagem fez o Ceará buscar o ataque freneticamente na etapa final. Na chance mais clara dos mandantes, Magno Alves saiu cara a cara com o goleiro Magrão, driblou o arqueiro do time pernambucano, mas chutou na trave com o gol aberto. Foi o último grande momento dos cearenses, que tiveram que se contentar com o vice-campeonato.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 1 SPORT
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 9 de abril de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Aílton Farias da Silva (SE)
Cartões amarelos: Luís Carlos e Bill (Ceará); Magrão e Neto Baiano (Sport)
Gols:
CEARÁ: Magno Alves, aos 44 min do primeiro tempo;
SPORT: Neto Baiano, aos 6 min do segundo tempo
CEARÁ: Luís Carlos; Samuel Xavier, Anderson, Sandro, Vicente e Vicente; Amaral, Ricardinho (Rogerinho), Souza (Tadeu); Assisinho (Leandro Brasília), Magno Alves e Bill
Técnico: Sérgio Soares
SPORT: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Ewerton Páscoa (Rithely), Rodrigo Mancha, Wendel (Igor) e Aílton; Felipe Azevedo (Oswaldo) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista