"Fiz o possível", diz controladora de avião da Chapecoense
Yaneth Molina era responsável pela comunicação com a aeronave
A controladora de voo colombiana Yaneth Molina, responsável pela comunicação com o avião da Chapecoense acidentado nos arredores de Medellín, escreveu uma mensagem a seus colegas dizendo ter feito tudo o que era "humanamente possível" para salvar a aeronave.
A aproximação do jato da Lamia que levava o time catarinense ao aeroporto José María Córdova coincidiu com a chegada de outros três aviões, inclusive um da VivaColombia que havia pedido prioridade no pouso por causa de um possível problema de combustível.
O piloto da aeronave da Chape, Miguel Quiroga, também havia acusado falta de carburante, mas como demorou a declarar emergência, não recebeu de imediato a prioridade para aterrissagem.
"Companheiros, por minha família e por esse trabalho que valorizo e respeito, posso afirmar com absoluta certeza que, de minha parte, fiz o humanamente possível e o tecnicamente obrigatório para conservar a vida desses passageiros. Lamentavelmente, meus esforços resultaram infrutíferos", escreveu a controladora, segundo mensagem divulgada pela rádio Caracol.
De acordo com Molina, ela teve de levar em conta não apenas a aeronave da Lamia, mas todas as outras que chegavam a Medellín no mesmo instante. "A vida me colocou nessa pouco agradável posição de ter de me defrontar com uma situação como a do dia 28 passado, e reitero a vocês que manifestaram seu apoio que tudo o que fiz teve como objetivo preservar a integridade dos ocupantes dessas duas aeronaves", acrescentou.
Por fim, Molina reclamou que o assédio da imprensa a tornou alvo de "pessoas ignorantes e alheias" ao ofício de controlador de voo e que "ameaçam" sua "integridade física e tranquilidade pessoal". De acordo com as primeiras informações divulgadas pelas autoridades, o avião da Chapecoense caiu sem ter sequer "uma gota de combustível" nos tanques.
O próximo passo é descobrir o que causou a pane seca. Já se sabe que a aeronave voava no limite de sua autonomia, que era de aproximadamente 3 mil km, exatamente a mesma distância entre Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e Medellín, que era o trajeto percorrido pelo jato.