Lugano detona Ricci e ameaça Jara: “nos cruzamos pelo mundo”
Capitão celeste nos últimos anos, o zagueiro Diego Lugano ficou, no mínimo, revoltado ao assistir ao duelo Uruguai x Chile pela televisão na última quarta-feira. Ausente nesta Copa América, Lugano explodiu no Twitter após a derrota de seu país e escolheu dois vilões: o defensor chileno Jara, que apalpou as partes íntimas de Cavani, e o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, que expulsou o uruguaio mesmo com uma reação até que tímida ao ocorrido.
Com Jara, a mensagem de Lugano soa como uma ameaça velada: “Com este ‘muchacho’ terei que falar quando nos cruzarmos pelo mundo”.
Y con este muchacho "jarita" habrá que "hablar" cuando nos crucemos por el mundo!
— Diego Lugano (@DiegoLuganoorg) 25 junho 2015
Já com Sandro Meira Ricci, que além de Cavani expulsou Fucile no segundo tempo do duelo em Santiago, o zagueiro que marcou época no São Paulo foi ainda mais duro: “a crônica de uma arbitragem totalmente condicionada e anunciada”. E não faltou ironia: “o que é uma mancha a mais em um tigre”.
Lo de Sandro Ricci fue crónica de un arbitraje totalmente condicionado anunciado. Qué le hace una mancha más al tigre!!
— Diego Lugano (@DiegoLuganoorg) 25 junho 2015
As mensagens tiveram grande repercussão na internet, com milhares de interações de fãs de Lugano e de chilenos revoltados com as suas postagens. Um deles ironizou ao colocar uma montagem com lances ríspidos de uruguaios ao longo da história. “Em nome dos chilenos quero pedir desculpas por Jara. Sabemos que vocês jogam limpo”.
@DiegoLuganoorg En nombre de los Chilenos quiero pedir disculpas por lo de Jara. Sabemos q ustedes juegan limpio pic.twitter.com/16kcU9GVP8
— Garreta74 (@Garreta74) 25 junho 2015
A atitude de Jara gerou ainda mais revolta uruguaia pelo fato de Cavani ter passado por um momento difícil durante a semana. O pai do atleta foi preso no Uruguai por um atropelamento que resultou na morte de um ciclista. Cavani cogitou voltar ao seu país de origem na terça-feira, mas resolveu ficar para disputar as quartas de final.
Cavani e Lugano estavam no grupo campeão da Copa América de 2011. O atacante atualmente joga no PSG da França, enquanto Lugano atuou no sueco Hacken, mas pode mudar de time para a próxima temporada européia. Jara é jogador do Mainz, da Alemanha.