Sampaoli confia em Chile mais maduro: "estou otimista"
O argentino Jorge Sampaoli é desses treinadores que falam baixo, curto e parece estar sempre pronto para ir embora antes da próxima pergunta. Não por impaciência ou antipatia, mas porque prefere estar em campo. E quando o som da sala de imprensa falha, fica mais complicado entender o que o técnico da seleção chilena quer dizer. Mas uma coisa é certa: esse Chile de 2015 não será o mesmo que vimos enfrentar o Brasil em 2014 na Copa do Mundo: “Vai ser um time diferente. Amadurecemos, vemos o jogo de outra forma agora”, disse.
Para esta competição, Sampaoli deve usar na primeira fase praticamente todo o grupo. “Não importa quem vai estar na estreia. Cada jogo tem uma leitura diferente e alternativas”, afirmou. O técnico, no entanto, quer que seu time seja sempre o protagonista do jogo. “Não podemos entregar o comando das ações da partida ao adversário”, comentou.
Sampaoli põe em campo contra o Equador sua formação mais experiente. Isso inclui Marcelo Días, que volta de lesão e não está no melhor de sua forma, Terá também Beausejour mais adiantado e Valdívia na frente, que sempre traz muitas dúvidas sobre sua condição física: “Estivemos acompanhando ele de perto depois de sua última lesão e esperamos que amanhã ele esteja lúcido para nos ajudar”, contou.
O treinador afirmou ao fim que em uma situação como essa, de ser anfitrião de uma competição como a Copa América, tem duas situações: “Ou se tem medo de perder ou expectativa de ganhar. Vamos aproveitar. Temos muita concorrência, mas vamos aproveitar. Tenho expectativa positiva”, contou.
Ex-técnico do Emelec, Jorge Sampaoli conhece bem alguns jogadores que vão estar do outro do Estádio Nacional, do Chile, nesta quinta, a partir das 20h30 (de Brasília). O comandante chileno sabe que o Equador joga muito na velocidade e com bolas altas, mas diz que sua equipe está preparada. “Além do mais, diz-se que nos falta acerto perto do gol. O importante é criarmos as jogadas e conta com o acerto dos nossos melhores jogadores”, completou.