Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciclista italiano ganha cidadania honorária de Israel

Gino Bartali ajudou a salvar judeus na Segunda Guerra Mundial

2 mai 2018 - 19h32
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Às vésperas do início do Giro d'Italia 2018, o ciclista italiano Gino Bartali (1914-2000) foi homenageado nesta quarta-feira (2), em Jerusalém, com a cidadania honorária de Israel.

Gino Bartali (de branco) escondia documentos falsos para judeus em sua bicicleta
Gino Bartali (de branco) escondia documentos falsos para judeus em sua bicicleta
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A cerimônia ocorreu no Memorial do Holocausto, o Yad Vashem, na cidade que receberá a etapa de abertura de uma das provas mais importantes do ciclismo mundial. "O povo e o Estado de Israel recordarão sempre Gino Bartali, campeão no esporte e na vida", afirmou o presidente da entidade, Avner Shalev.

A cidadania honorária foi entregue a Gioia Bartali, neta de Gino. "Bartali não desistiu de fazer do mundo um lugar melhor", declarou o embaixador italiano em Israel, Gianluigi Benedetti. Bartali foi homenageado por ter ajudado a salvar cerca de 800 judeus entre 1943 e 1944, durante a ocupação nazista na Itália.

O ciclista usava os tubos de sua bicicleta para transportar documentos falsos a partir de Assis, onde havia uma gráfica clandestina, até o bispo de Florença, que os distribuía a judeus perseguidos. Bartali também recebeu o título de "Justo entre as Nações", concedido pelo governo israelense a não-judeus que tenham se arriscado para ajudar vítimas do Holocausto, em 2013.

Se tivesse sido descoberto, o ciclista seguramente teria sido fuzilado pelas forças nazifascistas. A edição de 2018 do Giro d'Italia começará na próxima sexta-feira (4), em Jerusalém - será a primeira vez na história em que a prova terá uma etapa fora da Europa.

O circuito ainda inclui outros dois trechos em Israel, antes de seguir para Catânia, na Itália, em 8 de maio. Gino Bartali venceu o Giro em três ocasiões: 1936, 1937 e 1946.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade