COI propõe reconhecimento permanente da Federação Internacional de Futebol Americano
Medida é fundamental para a inclusão do flag football como esporte olímpico em 2028
O Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs, nesta semana, o reconhecimento permanente da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) como membra da entidade. A medida é fundamental para a inclusão do flag football nos Jogos Olímpicos de 2028 que será realizado em Los Angeles.
A decisão será tomada pelos membros do COI durante a reunião da 140ª Sessão da entidade em Mumbai, na Índia. O encontro acontecerá entre 15 e 17 de outubro de 2023.
A IFAF, que recebeu o reconhecimento provisório do Conselho Executivo do COI em 2013, evidenciou o cumprimento de todos os critérios necessários para obter o pleno reconhecimento da entidade.
Segundo as regras do COI, a modalidade precisa ter um mínimo de 50 federações nacionais afiliadas de pelo menos três continentes que exercem uma atividade esportiva específica, tangível e contínua em um ou vários esportes (ou disciplinas).
Atualmente, a IFAF pode contar com 74 federações nacionais afiliadas nos cinco continentes, com número estimado de quase 4,8 milhões de atletas registrados.
A IFAF realiza promove campeonatos mundiais de flag football, nas categorias masculina e feminina, e esteve no programa esportivo dos Jogos Mundiais de 2022 em Birmingham, Alabama, EUA.
Vale destacar, que no último torneio mundial de flag football, disputado em Israel no em 2021, o Brasil participou com ambas seleções (feminina e masculina). Foi a quinta participação da seleção feminina, que obteve resultado histórico ficando em quarto lugar na competição. Já a seleção masculina ficou em 17º lugar na competição realizada no Oriente Médio.
Em dezembro do ano passado, as seleções brasileiras de flag football conquistaram o 1º Sul-Americano da modalidade organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) em Itapecerica da Serra-SP.
O que é o flag football
O flag footbal é uma modalidade derivada do futebol americano, mas que não possui contato físico entre os atletas. Nas partidas, os atletas levam as fitas amarradas nas cinturas, e o objetivo principal é retirar as bandeiras (flag no Inglês) do adversário. Essa ação simula o tackle da NFL e significa o fim de uma jogada. Contudo, é importante ressaltar que o impacto físico e a força utilizada pelos jogadores de futebol americano para bloquear os ataques não existem no flag.
A expectativa é que o flag football faça parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2028 que serão realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. A NFL ratificou apoio à Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) para alcançar esse objetivo.