CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Coluna do Internauta
Segunda-feira, 03 Setembro de 2001, 17h48
terraesportes@terra.com.br

O exemplo do Nordeste


por João Paulo Napoli

Esta aí um torneio interessante esse Campeonato do Nordeste! Fórmula simples: dezesseis clubes enfrentam-se entre si, em turno único, classificando-se os quatro melhores para as semifinais, e daí os dois melhores para a decisão do título.

O resultado é um campeonato disputado, emocionante. O líder até o momento, o Náutico, tem 24 pontos. O vice-líder, o Fortaleza, tem 22. Outras sete equipes encontram-se ainda com totais condições de classificação, faltando cinco rodadas para o fim dessa fase. Uma alternativa interessante para esses inteligentes dirigentes brasileiros que inventam fórmulas absurdas, com fases mil, para favorecer times A ou B.

A fundação da ACFN (Associação dos Clubes de Futebol do Nordeste) é, de uma certa forma, um grito de independência para o sr. Ricardo Teixeira ouvir. Mesmo que essa associação hoje seja representada por dirigentes de clubes simpáticos ao atual presidente da CBF, a tendência é a desvinculação desse campeonato às regras geralmente impostas pela Confederação, que incluem medidas como as "viradas de mesa".

Esse recado é dado, em especial, para a Federação Carioca de Futebol e para a Rede Globo de Televisão. Para a primeira, por ter organizado, mais uma vez, um campeonato pouco rentável e nada atraente, no qual um clássico decisivo como Flamengo x Vasco reúne pouco mais de 25 mil torcedores, o que chega a ser ridículo em se tratando de Maracanã. Para a segunda, que aliás comprou os direitos de transmissão do Campeonato do Nordeste, porque insiste em ser bairrista, transmitindo jogos como Fluminense x Friburguense em detrimento de jogos mais atraentes (como Rio Branco x Palmeiras, pelo Paulistão).

P.S.: Ah, o Paulistão também é um campeonato interessante. Só tem um probleminha: essas sessões de tortura chamadas cobranças de pênaltis, e essa contagem diferenciada de pontos que gera uma verdadeira salada na cabeça do torcedor. Cartola ainda é um sujeito muito sádico...

João Paulo Napoli, 25 anos, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos