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Fernando Santos
Segunda-feira, 28 Maio de 2001, 19h21
terraesportes@terra.com.br

Franca ameaçada


O recém-fechado contrato da Ambev com a Seleção Brasileira de futebol coloca em risco o patrocínio da Marathon com a equipe de basquete de Franca. Todos os investimentos em patrocínio esportivo do setor de refrigerantes, água e bebidas isotônicas devem ser voltados exclusivamente para o futebol, a curto prazo.

A empresa ainda não definiu se vai cortar o patrocínio. "Não sabemos se vamos continuar, o que vamos fazer. Acabamos de assinar um grande contrato com a Seleção Brasileira, as coisa ainda não estão muito claras", afirmou Juan Vergara, diretor de Refrigerantes da Ambev.

O grupo foi criado com a fusão entre a Antarctica e a Brahma. A Marathon é uma das marcas controladas pelo núcleo de refrigerantes, que tem uma verba anual de publicidade de R$ 330 milhões. Só com a Seleção Brasileira serão gastos US$ 10 milhões (cerca de R$ 24 milhões) por ano. O contrato é de 18 anos.

O patrocínio foi fechado quase às pressas, depois que a CBF ofereceu o espaço à Ambev, com o cancelamento do patrocínio da Coca-Cola. Segundo Vergara, a Ambev promoveu uma reestruturação das verbas publicitárias para fechar o acordo. Assim, é provável que serão feitos cortes em algumas áreas. E é aqui que o bicho pega para o time de Franca.

O diretor não falou abertamente, mas é claro que a crise atual do basquete brasileiro irá pesar na decisão. Às vésperas da Copa do Mundo de futebol de 2002, a empresa deve investir pesado na promoção da seleção. E não vai ficar dando muita bola para um basquete que está cada vez mais no fundo do poço.

O que pesa a favor de Franca é a sua grande tradição. O time é o atual campeão paulista e está nas semifinais do Nacional. Esses são os argumentos para tentar segurar o patrocinador. Ou então o jeito será seguir o caminho da maioria das equipes brasileiras: bater de porta em porta atrás de um outro parceiro.

 

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