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Fernando Santos
Terça-feira, 21 Agosto de 2001, 10h38
terraesportes@terra.com.br

Pelé no basquete


A Confederação Brasileira deu o primeiro passo para o projeto de reestruturação do basquete nacional. Para isso, está se associando ao maior esportista do mundo: Pelé. Isso mesmo, o deus do futebol é agora a nova esperança de salvação do basquete.

O acordo entre a CBB e a Pelé Sports & Marketing foi revelado por Juca Kfouri, em sua coluna no diário "Lance", nesta terça-feira. Essa será mais uma tentativa do basquete de buscar soluções com astros de outros esportes. Afinal, o rei do futebol irá substituir José Carlos Brunoro, o ex-técnico de vôlei que era o responsável pelo marketing da CBB através da Brunoro & Cocco.

A agência de Pelé esteve, claro, mais ligada ao futebol nos últimos anos. Envolveu-se até em crise com a Confederação Brasileira de Futebol. Lembra: Pelé começou a briga com Ricardo Teixeira quando declarou ao mesmo Juca Kfouri, na época diretor da Playboy, que a CBF estava cobrando propina para negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Hoje, Pelé e Teixeira se dizem amigos. Mas há quem desconfie dessa aproximação.

Pelé tem prestígio e todo respaldo para apresentar um plano de salvação para o basquete. Algo que Brunoro não conseguiu. Os clubes hoje mal podem se sustentar. Ou têm dívidas ou mal conseguem pagar seus jogadores. Os investimentos foram reduzidos, é cada vez mais difícil encontrar bons estrangeiros por aqui. Pelo contrário, os últimos realmente bons já arrumaram suas malas e partiram.

Por outro lado, os negócios de Pelé geralmente não dão muito certo no campo dos negócios, como a Folha de S.Paulo mostrou num excelente trabalho, na época do aniversário de 60 anos do rei. E a própria Pelé Sports & Marketing é um exemplo. Foi ela que levou a falida ISL para o Flamengo. Hoje, os dois (a empresa e o clube) estão quebrados. Pelé também se associou ao Vasco de Eurico Miranda, com um amplo projeto de investimento, de reforma do estádio de São Januário e de construção de um ginásio de esportes. Não passou de um projeto.

Agora, juntos, a CBB e a Pelé Sports & Marketing têm a oportunidade de, digamos, saírem juntas do buraco. Se conseguirem, o basquete brasileiro será eternamente grato.

 

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