CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Juarez Soares
Sexta-feira, 12 Outubro de 2001, 13h55
terraesportes@terra.com.br

A Deus


Uma pergunta que todo brasileiro um dia já fez, ou pelo menos buscou a resposta, é quem jogou melhor futebol: Maradona ou Pelé? De cara a resposta mais lógica, simples, objetiva e direta: Pelé, claro! Isto se a resposta for dada sem paixão. Se a mesma questão for colocada para um argentino, torcedor fanático do Boca Juniors, ele com certeza dirá: "Maradona, claro!". Em torno da discussão interferem uma série de fatores, ingredientes de argumentos.

Primeiro, a resposta mais honesta teria que ser dada por quem viu Pelé jogar durante toda sua carreira. Depois, a mesma pessoa teria de ter acompanhado a tumultuada carreira de Maradona. Por exemplo, um jornalista brasileiro que tivesse acompanhado Pelé durante todo o tempo, não teria seguido Maradona com a mesma insistência. Seria quase impossível.

O que sobrou da carreira de Pelé foram as gravações de vídeo teipes da televisão, hoje desgastados e sem a fidelidade técnica desejada. Até a TV Bandeirantes, que possuía 100 gols de Pelé, perdeu essa raridade, prova de sua inquestionável desorganização.

Já Maradona nesse aspecto foi mais feliz. A reprodução de suas jogadas é fruto de uma época em que a tecnologia mais recente permite uma melhor qualidade. Em termos de títulos conquistados, a carreira de Pelé é infinitamente superior: três vezes campeão do mundo pela Seleção Brasileira, dois títulos mundiais pelo Santos, dezenas de outras conquistas, quase 1.300 gols etc e tal.

Enfim, qualquer resposta implica para o torcedor uma mistura de amor pelo futebol e de amor à pátria. Não deveria ser assim, mas sempre será. Para os brasileiros e para o mundo, Pelé é um mito, transcende o ser humano. Ainda vivo, tornou-se uma lenda. Para os argentinos, Maradona é um Deus. Não cabe aqui a discussão de procedimento na vida pessoal.

Estou propondo uma discussão pura e simples sobre futebol. Se é que a discussão é possível.

Para não fugir da resposta, acho que Pelé foi mais jogador do que Maradona. Se é possível atingir a perfeição, Pelé quase chegou lá. Claro que voltaremos ao assunto.

Agora, dia 10 de novembro, a camisa número 10 de Maradona vai ser aposentada. Nenhum outro jogador argentino jamais usará esse número. Afinal, no mundo do futebol, a camisa de um Deus. E os deuses merecem respeito.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos