Ao torcedor apaixonado e desavisado, não custa nada lembrar que este espaço é reservado ao basquete. Ou seja, o Flamengo que dá certo. E não ao time de futebol que está a uma rodada do maior vexame da sua história.
Mas, como dito, vamos falar de basquete. E com a bola nas mãos o Flamengo caminha para a decisão do Campeonato Estadual do Rio. Um feito que até poderia ser considerado surpreendente, já que a equipe foi quase totalmente reestruturada para a competição, com corte de verba e mudança no plantel.
O Flamengo começou como a terceira força do estadual, atrás dos favoritos Vasco e Fluminense. Os dois rivais ficaram para trás e agora vão disputar a outra vaga na decisão. Ou alguém acredita que o Flamengo não irá passar pelo Automóvel Clube de Campos?
Uma posição privilegiada. O time de Oscar pode dosar energias e usar as semifinais como uma preparação para a decisão. Nesse período, Vasco e Fluminense estarão passando por um duelo desgastante, que pode influir lá na frente.
Na partida deste domingo contra o Vasco, o grande nome do Flamengo foi o armador Ratto. Ele tem uma participação fundamental na equipe, já que sabe dosar o ritmo, ainda mais num time que tem um quarentão como Oscar ao seu lado. E tem feito isso muito bem, o que ajuda a explicar a atual situação da equipe.
Chegou-se a comentar até mesmo se não é o momento de levar de volta o armador à seleção. O Brasil sente falta de um armador talentoso e com liderança, algo que Demétrius e Helinho ainda não conseguiram mostrar. Ratto já teve oportunidades com a amarelinha. Talvez ele possa ser útil com a sua experiência. Mas ainda é uma posição que a seleção terá de renovar e inovar no futuro.
No Flamengo, Ratto funciona bem. E demonstra que está em melhor fase do que seus concorrentes na seleção. Esse é mais um sinal da vantagem teórica que a equipe leva nesta reta de chegada. O favoritismo é muito pequeno, porque o próprio Flamengo já levou um banho do mesmo Vasco no primeiro turno e também esteve a ponto de perder para o Fluminense naquele tumultuado jogo marcado pelo recorde não-oficial de pontos de Oscar.
Ou seja, o Flamengo pode se considerar na final, mas para chegar ao título, ainda terá uma árdua caminhada, qualquer que seja seu adversário na decisão. De qualquer forma, o time de basquete é motivo de orgulho para os torcedores flamenguistas, que mal podem acreditar no que está se passando com o time de futebol.