CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Juarez Soares
Segunda-feira, 03 Dezembro de 2001, 21h15
terraesportes@terra.com.br

Suar a camisa pela Copa do Mundo


Nosso futebol já teve duplas que entraram para a história com um futebol de tamanha capacidade técnica que extasiaram e ganharam respeito no mundo inteiro. No Brasil, quando se fala em duplas, a primeira que vem à cabeça de quem gosta do futebol arte foi composta por Pelé e Coutinho. Pois bem, agora uma dupla internacional entra definitivamente para a história do futebol brasileiro: André e Aaron. Ou, se quiserem, Vasterman e Bernett.

André é holandês, país cujo futebol modificou o estilo de jogo na Copa da Alemanha, em 1974. O outro, Aaron, é americano, cujo futebol (o soccer) não consegue atrair mais do que as coletividades hispânicas na terra do Tio Sam.

Não que os dois senhores joguem futebol, façam tabelinhas ou jogadas de alto nível técnico. Nada disso. Eles são comerciantes, fabricam e vendem camisas. Justamente a camisa que o Brasil vai usar na próxima Copa do Mundo.

A dupla inventou um tipo de uniforme que, trocando em miúdos, não vai deixar transparecer para o adversário se a Seleção Brasileira está transpirando ou não. A química aplicada no novo uniforme vai enganar assim os turcos, nossos primeiros adversários na próxima Copa do Mundo.

Modernidades à parte, a nova invenção contraria até um preceito bíblico, quando Adão foi expulso do Paraíso. Disse-lhe o Criador: "ganharás o pão com o suor do teu rosto ou da tua camisa". Claro, ao que consta, Adão não era centroavante nem médio volante desse tipo botucudo que tem que correr os noventa minutos.

Além de contrariar os primórdios da nossa história, o novo uniforme vai aniquilar e tirar da boca do povo o ditado popular que até hoje mais foi usado na prática do futebol. Alguém sempre disse, pelo menos uma vez na vida. "Vocês vão ter que suar a camisa!". Na prática, durante o jogo pode haver maior prova de amor ao seu país, ao torcedor, do que uma camisa suada, encharcada, depois de tanta luta para vencer um jogo?

Suar a camisa vai muito além de procurar uma maneira de dar conforto aos jogadores de qualquer time. Até agora não existiu na história de todas as Copas um time que tenha conseguido o título confortavelmente. Melhor seria que os jogadores da atual Seleção Brasileira, que vivem péssima fase, voltassem a usar, isto sim, a tradicional camisa amarela de algodão, fustão, ou tecido mais simples, mas que já foi quatro vezes campeã do mundo.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos