CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente


 Compras



Juarez Soares
Quinta-feira, 28 Fevereiro de 2002, 02h50
terraesportes@terra.com.br

Romário vai à Copa


Está claro que Romário vai mesmo para a Copa do Mundo. A não ser uma fatalidade, como uma grave contusão, nada impedirá o jogador de disputar o próximo Mundial.

Verdade que Romário não foi chamado para o jogo contra a Islândia. Nem precisava. Mediante tantas pressões, repito, seria muito descaramento.

Luiz Felipe Scolari mostrou seu lado político e recuou drasticamente. Chegou a usar na entrevista coletiva um termo surpreendente. Disse que “Romário é bem quisto”, inclusive por ele. Tá legal. Qualquer torcedor, por mais inocente que seja, percebeu que no almoço do Itanhangá Golfe Clube, Ricardo Teixeira comunicou a Romário que ele irá à Copa. Deve ter orientado ao jogador para entrar em forma e pegar leve nas entrevistas.

Tudo ficou acertado. O pedido feito pelo presidente Fernando Henrique aconselhando a convocação do artilheiro caiu do céu para o presidente da CBF. Lutando desesperadamente para se livrar das acusações da CPI, debatendo-se para não ser indiciado, temendo processos e condenações que poderão levá-lo para a cadeia, nada mais lógico que atender ao pedido do presidente. Ricardo Teixeira convocou Romário em menos de doze horas.

Felipão que se dane: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. O técnico, que não quer perder o cargo, se fez de desentendido, e a vida segue.

No Brasil, os jornalistas esportivos menos experientes aprenderam uma cantilena de que seleção é para “os que estiverem em melhor forma no momento”. Não é, não. Seleção de Copa do Mundo é para jogadores que merecem a confiança do treinador. Por isso, Marcos, Belletti, Alex foram convocados. São jogadores que Felipão conhece de outros carnavais, rezam na cartilha do treinador. Sempre foi assim no passado. Gilmar, o goleiro, Bellini, Didi, Djalma Santos e tantos outros eram sempre convocados sem importar se estavam em forma ou não na época da convocação. Eram os jogadores de espírito de Seleção.

Mês que vem o Brasil vai jogar contra a Iugoslávia. Neste dia, o time que entrar em campo será praticamente o time que vai iniciar o primeiro jogo da Copa. Neste dia Romário estará em campo. Aliás, ele em primeiro lugar, e outros dez jogadores. Neste dia Felipão terá engolido mais um sapo, e a torcida brasileira poderá gritar em coro: “O povo unido, jamais será vencido!”

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos