Morumbi é o estádio mais popular de São Paulo
Menos elitizada que as arenas dos rivais Corinthians e Palmeiras, casa do tricolor estará cheia novamente para a decisão na Sul-Americana
É impreciso cravar que o São Paulo seja o clube mais popular do estado, considerando que um dos rivais, o Corinthians, tem torcida indiscutivelmente maior e, no mínimo, equivalente apelo entre as camadas menos favorecidas da população.
Porém, não há dúvida que o Morumbi é hoje o estádio mais popular de São Paulo. Na noite desta quinta-feira, a casa do tricolor estará novamente lotada – mais de 45.000 ingressos vendidos por antecipação – para o duelo decisivo contra o San Lorenzo pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Assim, o clube vai bater a marca de 1 milhão de torcedores em jogos como mandante na temporada, média superior a 43.000 pessoas.
No Brasil, o São Paulo só perde neste quesito para o Flamengo, única equipe com média de público acima de 50.000 torcedores. Entre os grandes do estado, supera todos os rivais não apenas em lotação, mas também em ingresso mais acessível. Enquanto a média de preço tricolor é de aproximadamente 45 reais por partida (número semelhante ao do Santos), Corinthians e Palmeiras chegam perto dos 60 reais na Neo Química Arena e Allianz Parque, respectivamente.
Prestes a completar 63 anos, o estádio do Morumbi se firma como um reduto imune à crescente elitização do futebol brasileiro, acelerada a partir das construções de novas arenas para a Copa do Mundo de 2014, onde ainda é possível encontrar ingressos por menos de 30 reais para o setor popular – como na época do Pacaembu, antes de ser fechado para reforma.
Além de resistir à arenização que exclui torcedores economicamente desfavorecidos, o Morumbi tem sido palco de uma necessária reconstrução da imagem da torcida tricolor, antes tachada de elitizada devido ao comportamento elitista de seus dirigentes. Organizadas como Independente e Dragões da Real, que sempre reivindicaram bilhetes populares no estádio, agora veem sua luta histórica recompensada com uma maior representatividade do povão nas arquibancadas.
Obviamente, o conceito de “clube popular” é mais amplo que a capacidade de encher estádio e ter preços de ingresso acessíveis. Também entram na conta outros fatores, como história, imaginário coletivo, democratização dos conselhos, revisão de estatutos, posicionamento institucional, tamanho de torcida etc.
De qualquer forma, diretoria e torcida acertam ao exaltar o momento inclusivo do São Paulo. Popularidade vai além da média de público, mas é fato que nos últimos anos, em território paulista, não há estádio (ou arena) mais popular que o bom e velho Morumbi.