Ba-Vi no Brasileirão de 2024! Alguns profetizaram sobre a permanência de Vasco e Bahia na Série A
Vitória subiu e Tricolor baiano não caiu; a queda do Peixe no Campeonato Brasileiro que prestou homenagem a Pelé é uma tragédia
Quando cravei que Vasco e Bahia não iriam cair à Segunda Divisão nacional, eu tinha algumas questões objetivas. Sobre o Gigante da Colina, o que me chamava muita atenção era a campanha do time com o excelente técnico Ramón Díaz. O argentino pegou o time aos frangalhos com apenas nove pontos. Aliás, o elenco melhorou muito com Payet, Paulinho Paula e Vegetti. O goleiro Léo Jardim fez alguns milagres e Gabriel Pec dava ritmo ao ataque.
Já sobre o Bahia, eu observava o time formado. Marcos Felipe e Biel sempre tiveram qualidades à mostra desde os tempos de categorias de base do Fluminense. Acevedo é um primeiro volante que sabe construir. Rezende é o jogador que equilibra o sistema defensivo. Sabe ajudar no apoio e na criação. Cauly foi um dos melhores meias dessa edição do Campeonato Brasileiro. Thaciano se mostra competente no apoio e nas chegadas na área adversária. Muito criticado, Ademir é o ponta velocista habilidoso. Já Luciano Juba era o melhor jogador do Sport na Série B. Quando saiu, o Leão de Pernambuco foi mal na reta final e não conseguiu subir. Juba é polivalente de verdade. Tem boas atuações como meia, lateral-esquerdo, ala, ponta e até falso 9. Aliás, cobrava faltas perigosas no Rubro-Negro de Recife.
Como esses times poderiam cair? Minha aposta para o rebaixamento era o Cruzeiro com um ataque ineficiente, exceto Bruno Rodrigues, habilidoso e veloz, porém, com dificuldades de marcar.
Já o Santos tem problemas sérios de gestão. Veja quantos casos de indisciplina e descompromisso profissional envolvendo os principais atletas aconteceram. O Peixe é uma bagunça. Soteldo e Marcos Leonardo são ótimos jogadores, porém, o extracampo matou o alvinegro praiano. O Santos quase caiu em algumas edições do Estadual. Concretizou a tragédia no Brasileirão que homenageou Pelé, falecido em 29 de dezembro do ano passado. O Santos tricampeão da Libertadores (duas com Pelé e Coutinho e uma com Neymar e Ganso) e bicampeão mundial (vice com a dupla Neymar-Ganso) está na Série B.
Tragédia.
Observações: você pode me criticar por causa da minha opinião sobre Fernando Diniz, mas acertei ao escrever no título que Vasco e Bahia ficariam na elite do futebol brasileiro.
Abraços proféticos.