O clássico FLA-FLU da Libertadores já era
Com atuação vergonhosa, o Flamengo está fora da competição e o técnico Sampaoli fracassa
Vergüenza! Uma noite para esquecer. Derrota por 3 a 1. O Flamengo saiu de forma precoce da Libertadores. Jorge Sampaoli errou tudo. A verdade é que o técnico argentino não fez as melhores escolhas desde a primeira partida no time carioca. Trinta jogos na Era Sampaoli, 30 escalações. Quais os motivos para esse devaneio?
O treinador errou ao colocar Thiago Maia e não o outro volante canhoto, Allan. Não deu padrão de jogo ao Fla em momento algum com as mudanças bobas de uma partida para outra. Mais um equívoco na partida em Assunção foi a escalação de David Luiz. Como pode um zagueiro se encontrar fora da área em lance perigoso? O Olimpia empatou por causa de uma falha do experiente defensor. Ali, a tragédia carioca começou.
Filipe Luís, de 38 anos, não estava nos melhores dias. Dá qualidade na saída, porém, a equipe perde muito na marcação com ele. David e Filipe começam a mostrar que o tempo passou para eles.
No segundo tempo, o Olimpia dominou o Flamengo. Sampaoli não acertou absolutamente nada contra o time paraguaio. Será que ficará empregado depois da partida de volta das oitavas?
Sozinho no deserto
Bruno Henrique é a ‘melhor contratação’ do Flamengo para 2023. BH é um grande atacante de lado de campo. As atuações dele na Libertadores e Copa do Brasil ajudaram a equipe que, nesse ano, se mostrou perdida na criação e na defesa. A melhor ‘invenção’ de Jorge Sampaoli foi escalar o quinteto irreverente de 2019 (Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabi e Bruno Henrique), ou seja, quando o time precisou das estratégias únicas do técnico teve prejuízo. Quando Sampaoli copiou outro Jorge, o Jesus, deu certo em um momento ou outro.
Além das decisões erradas já mencionadas do comandante argentino, alguns desses cinco experientes jogadores foram mal em várias oportunidades. Everton Ribeiro e Gabi não estão em uma temporada maravilhosa. Gerson e Arrasca fizeram uma partida ruim no Paraguai.
Enfim, o Olimpia assustou demais o Flamengo nos jogos de ida e volta, e mereceu a classificação. Que venha o Fluminense. Aliás, 'falando' sobre o Tricolor carioca, uma injustiça a Conmebol punir Marcelo por três jogos.
Sobre o Flamengo, para encerrar o lamento, o treinador Jorge Sampaoli não faz grande trabalho no Rio de Janeiro. Não faz.
ABRAÇOS BOLEIROS.